Cardápio
10 Receitas tradicionais e deliciosas da culinária árabe
História. Originalmente, os árabes da península Arábica baseavam sua alimentação numa dieta de tâmaras, trigo, cevada, arroz e carne, com pouca variedade e uma ênfase em produtos similares ao iogurte, como o labneh (لبنة).
Para servir de entrada, aposte no tabule, uma salada refrescante e bem levinha. Abaixo vamos ensinar como é o preparo. Outra ideia de entradinha é o hommus tahine e a coalhada seca, para degustar com pão sírio. Se quiser um pouco de praticidade, você pode comprar pronto mini quibes e mini esfihas.
Os pratos típicos da culinária síria são, segundo ele, kibe e esfiha – que já conhecemos –, mas também coalhada seca, tabule, kebab e zaatar – melhor detalhados nas imagens abaixo.
O babaganoush é versátil, pode ser servido como entrada, com pão árabe ou torradinhas. Pode também ser servido como acompanhamentos de carnes. É saudável, relativamente fácil de fazer e você sai da mesmice das pastinhas tradicionais.
O antepasto de berinjela é uma receita muito tradicional, que pode ser servida como opção de petisco quando acompanhado de pão sírio ou torradas, mas também é uma receita prática e saborosa para acompanhar pratos e lanches para a família, por exemplo.
Para quem não conhece, o Tahine tem gosto levemente salgado, muito parecido com o sabor de amendoim e bastante cremoso. Acredita-se que as sementes de gergelim são uma das especiarias mais antigas da civilização. Hoje ele é usado em saladas, molhos, pratos doces e salgados.
Tahine – marcas no mercado
“Pode-se ainda adicioná-lo em preparações como carnes, massas”, diz. A recomendação da nutricionista é consumir duas colheres (de sopa) ao dia. Maria Luiza destaca que não há estudos suficientes para indicar uma quantidade diária exata de gergelim que deve ser consumida.
Segundo a nutricionista, o gergelim só não pode ser consumido em excesso. Isso porque ele pode eventualmente causar irritações ou dores no estômago e no cólon.
Há contraindicação para o consumo desta semente? O gergelim não é indicado para quem possui colite (que é uma inflamação do intestino grosso). Como o alimento é rico em fibras, deve ser evitado por quem tem obstruções mecânicas do intestino.
Para fazer o Tahine basta dourar 1 xícara de semente de gergelim em uma frigideira, tomando cuidado para não queimar as sementes. Em seguida, deixar esfriar um pouco e colocar no processador as sementes e 3 colheres de sopa de azeite de oliva, deixando o equipamento ligado até que se forme a pasta.
A melhor forma de consumir o gergelim é em sua forma integral: cru e com casca. E suas variações podem ser brancos, pretos e marrons, sendo os mais comuns e fáceis de encontrar os brancos e marrons.
Como usar o gergelim para emagrecer Para auxiliar no processo de emagrecimento, pode-se acrescentar uma colher de sopa de gergelim em um copo de iogurte. O lanche pode ser consumido no meio da manhã ou da tarde para que o indivíduo não exagere no almoço e no jantar.
Coloque o gergelim preto na água e deixe ferver por cinco ou sete minutos. Coe. Tome a água de duas a três vezes por dia. Sinta-se livre para acrescentar outros chás laxativos, como camomila ou dente de leão.
Modo de Fazer: Coe em uma peneira e deixe as sementes por máximo 1 hora aerando. Mais que isso irá ficar amargo. Prepare então o leite batendo no liquidificador com o dobro de água filtrada. Tome imediatamente para evitar o sabor amargo.
Ainda de acordo com Daniela, também é possível fazer o leite de gergelim. Basta um copo de sementes de gergelim de molho por oito horas. “Após esse tempo, bata com quatro copos de água. O resíduo do gergelim batido pode virar um delicioso 'queigelim'.
O gergelim, também conhecido como sésamo, é a semente de uma planta originária do Oriente, de nome científico Sesamum indicum.
O gergelim, ou sésamo, é uma planta originária do Oriente. A China, o Japão, os países árabes e a Índia utilizam bastante em suas comidas tanto as sementes do gergelim quanto o óleo extraído delas, que tem alto poder nutritivo. ... As sementes do gergelim contêm as vitaminas B1 e E e são ricas em cobre, manganês e cálcio.
3 dias
O gergelim COM CASCA pode ficar até 8 horas de molho; 2) não deixar muito tempo suas sementes de molho, pois assim o leite ficará AMARGO (deixe as sementes sem casca, por no máximo, uma hora de molho na água). Com a casca, suporta mais tempo sem ficar amargo.