Também conhecido como molusco contagioso é uma infecção viral contagiosa relativamente comum nas crianças. São pequenas pápulas da cor da pele, com umbilicação central (depressão patológica em formato similar ao do umbigo) muitas vezes confundida com verrugas vulgares. É causado pelo poxvírus, um parente da varíola.
Você pode tirar as lesões em casa. Coloque uma camada alta e cubra com micropore. Uma hora após pegue uma agulha de insulina esterilizada (comprada em farmácia) e tira a capinha do molusco. Com a capa da agulha raspe a lesão para sair uma bolinha branco-amarelada, que é o molusco.
Ácido Tricloroacético (ATA) a 80-90% em Solução Alcoólica O ATA é um agente cáustico que promove destruição dos condilomas pela coagulação química de seu conteúdo protéico. Aplicar pequena quantidade somente nos condilomas e deixar secar, após o que a lesão ficará branca.
Obs.: Diluir 10mL de TCA (ácido tricloroacético) em 90mL de agua Milli-Q e proteger da luz com papel alumínio ou frasco âmbar.
O mais indicado é aplicar uma vez por dia, durante a noite, após a lavagem do rosto. Deve-se usar a quantidade de creme correspondente a uma ervilha para cada parte do rosto: testa e parte superior do rosto, queixo e cada uma das bochechas. Após 20 minutos da aplicação, o ideal é hidratar a pele.