O método psicanalítico é o que o psicanalista deve colocar em movimento para que uma análise possa ser levada adiante, pois, engendra, do lado do paciente, uma outra experiência com sua fala, diferentemente da cotidiana.
A área da Medicina, que tem seis anos de duração, está lado a lado com a Psicologia quando o assunto é as faculdades que você pode fazer para se especializar em Sexologia.
As terapias de orientação psicanalítica são caracterizadas por um trabalho entre o terapeuta e o paciente (transferência). ... Após algumas sessões iniciais, conhecidas como entrevistas preliminares, o paciente deita-se no divã e o psicanalista senta-se um pouco atrás, de modo que o paciente não vê diretamente o analista.
Você procura ajuda sem saber muito bem o que fazer. Chega ao consultório e começa falando de si e das coisas, como se a vida acontecesse e você estivesse no meio desses eventos sem entender qual o seu lugar na narrativa dos fatos. É a história da sua vida, ou da vida como você se lembra.
A primeira sessão é considerada uma entrevista, é o momento no qual busco informações sobre a demanda do paciente, sobre o que exatamente ele (a) quer dizer, então, abro espaço para que fale sobre sua necessidade, o que o levou a buscar a terapia.
Para descobrir quando a Psicanálise é indicada, se atente à existência de clareza no que diz respeito ao desenvolvimento de sua vida. Você acredita que tem pleno controle da forma como enxerga a vida para que obtenha respostas adequadas sobre ela?
Freud diz que não se pode aceitar para tratamento psicanalítico pacientes que tenham um certo grau de degeneração, embora a degeneração possa ser encontrada em pacientes neuróticos. Os pacientes que não buscam o tratamento por vontade própria também não devem ser tratados.
Nesse momento inicial, o profissional e o paciente devem se conhecer. Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.
Recomenda-se realizar duas ou três entrevistas. Na primeira é interessante agendar um horário mais flexível, pois pode durar entre uma e uma hora e meia, sem que comprometa o horário do próximo paciente. Para Freud [1913(1976)], o assunto para iniciar a entrevista geralmente é de escolha do paciente.
Não é possível precisar quanto tempo dura uma psicanálise. Só podemos precisar que a psicanálise é um processo longo, que demanda alguns anos de trabalho. Interessante destacar que quando ela foi criada, as análises costumavam demorar pouco tempo: cinco ou seis meses, no máximo.
Olá, o paciente vai ao divã, a partir do momento em que ele consegue fazer a retificação subjetiva, ou seja, quando ele consegue juntamente com o analista, ressignificar a queixa inicial e começar a se responsabilizar também por sua problemática.
Nas sessões de psicanálise lacaniana, o tempo é definido em cada sessão. De acordo com a fala do paciente, o analista verifica o momento para realizar o chamado corte ou interrupção da sessão. Essa interrupção não é previamente definida pelo tempo do relógio, e sim pelo tempo do inconsciente.
Dentro de uma sessão de análise não há certo e errado, não há julgamentos morais. A experiência vivenciada nos encontros com o analista nos possibilita a construção de um autoconhecimento, passamos a enxergar aquilo já tão sabido, de uma forma diferente.