Pomadas para queloide
Cirurgia laser: remove a lesão e queima a base para que não sangre; Crioterapia: é aplicado frio na lesão para matar o tecido e fazê-lo cair sozinho; Pomada de imiquimode: é usada especialmente em crianças para eliminar pequenas lesões.
Cicatriz que começa a endurecer e coçar. O quelóide é resultado de uma cicatrização anormal em indivíduos predispostos. É uma lesão elevada, brilhante, pruriginosa ou dolorosa, de localização dérmica e que ultrapassa os limites da ferida original. Apresenta crescimento ao longo do tempo e não regride espontaneamente.
A cicatriz com queloide tende a “invadir” áreas saudáveis da pele ao redor da ferida e pode continuar a se expandir lentamente ao longo dos anos. A cicatriz não forma o queloide imediatamente. Ele demora pelo menos 3 a 4 semanas, mas em alguns casos, pode surgir somente depois de 3 a 4 meses.
“O queloide na orelha é uma cicatriz exuberante cujo limite ultrapassa o local da injúria”, aponta Leonardo. Esse tipo de problema aparece por conta de algum traumatismo local, como ferimentos, cortes, novos furos para brincos ou piercings – o que desencadeia um crescimento anormal do tecido a ser cicatrizado.
Para saber se você tem esse quadro, converse com seu tatuador e faça o teste do toque - uma pequena aplicação da tinta na pele - e fique atenta se haverá alguma reação, como inchaço, coceira e vermelhidão. Se ocorrer esses sintomas, o recomendado é não fazer a tattoo.
Esse relevo na pele pode aparecer durante o processo de cicatrização da tatuagem, principalmente em pessoas que possuem predisposição genética. Porém, há uma série de cuidados que o tatuador e o cliente podem tomar para diminuir as chances desse tipo de cicatriz aparecer após o procedimento da tatuagem.
É uma cicatriz endurecida que pode crescer além da área da lesão, é saliente, rosada, dolorida e pode apresentar prurido. Tem alta recorrência. O queloide é uma cicatriz que ultrapassa a borda da ferida original e tem consistência endurecida. Se achar a lesão está com essas características, procure um dermatologista.
Em alguns casos, a melhor forma de como eliminar queloide é por meio da remoção cirúrgica. Nesse procedimento, o médico secciona a área lesionada e utiliza pontos internos para fazer a sutura, favorecendo um novo processo de cicatrização.
Conheça 5 opções de tratamento para queloide
Aplique o vinagre de maçã na região afetada e massageie com suavidade durante 2 minutos. 1)As pomadas para queloide são a melhor opção de tratamento, pois ajudam a alisar e disfarçar a cicatriz.
Compressa de salmoura: em um copo de água fervida adicione uma colher pequena ou uma pitada de sal marinho, dissolva por completo os cristais de sal. Espere ficar morna e embeba um algodão ou gaze nessa solução e faça compressa por 10 a 15 minutos diariamente no primeiro mês ou quando o Piercing estiver inflamado.
Para cada 150 ml de água quente, misture uma colher de chá de sal de cozinha. Mexa bem até diluir o sal.
A maneira mais simples de eliminar esta bolinha que se chama GRANULOMA, é usar uma solução de sal marinho. Para fazer uma solução de sal, misture 1/4 colher de chá de sal marinho não iodado em 1 xícara de água morna (ferva água e deixe amornar).
Faça uma salmoura dissolvendo 1 colher de chá de sal marinho em ½ xícara de chá de água fervida. Aguarde a água esfriar um pouco e transfira a salmoura para um copo limpo ou para um dosador de remédios. Não use sal iodado, kosher ou sulfato de magnésio, que podem irritar o piercing.
Para este método, é necessário fazer uma compressa de salmoura para higienizar o seu piercing. Para isso, você precisará de 1 colher de café de sal marinho e 100ml de água destilada, mineral ou purificada morna. Umedeça uma gaze estéril e fazer uma compressa por aproximadamente 7 a 15 minutos.
Cuidados necessários após a colocação do piercing no umbigo Faça uma limpeza apurada durante o banho e remova as crostas que podem se formar em volta do furo. Depois, passe um antisséptico com algodão. Evite ficar manuseando a área ou usar roupas muito apertadas que podem roçar na joia.