Resultado do processo de oxidação, a ferrugem é fruto da reação química gerada pelo contato do ferro com o oxigênio presente na água e no ar.
Quanto ao mecanismo, a corrosão pode ser classificada como: eletroquímica e química. A principal diferença entre elas é a ocorrência do deslocamento de elétrons que só ocorre na corrosão eletroquímica.
Como e por que ocorre a corrosão do aço? A corrosão é um processo de deterioração dos metais que resulta da interação entre agentes naturais, como o gás oxigênio presente no ar e átomos da superfície do metal. Quando o material contém ferro, chamamos o produto dessa reação de “ferrugem” (óxido de ferro).
A proteção anódica é uma técnica de proteção contra a corrosão muito parecida com a catódica. A diferença consiste, basicamente, no esquema de ligação entre o retificador, os ânodos inertes e a estrutura metálica a ser protegida.
Revestimento metálico para cozinha Duráveis e estáveis, os revestimentos metálicos são capazes de suportar intempéries, incidência de vapor de água e impactos, além de serem imunes às pragas devido às características físicas do alumínio.
Nela aplica-se um revestimento metálico a uma peça, colocando-a como cátodo (polo negativo) em um circuito de eletrólise. Protege-se o ferro utilizando um metal que tem o potencial de oxidação maior que o dele, como o magnésio e o zinco. Quando o metal usado é o zinco, chama-se galvanização.