A “Gestão ambiental é o campo de estudo da administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, incluindo fontes de energia, renováveis ou não.
O gestor ambiental é responsável por estudar a relação do homem com a natureza com o objetivo de possibilitar o uso adequado dos recursos naturais de modo a preservar o meio ambiente.
Entende-se como instrumentos de Gestão Ambiental, o licenciamento ambiental, o estudo de impacto ambiental, o geoprocessamento, a educação ambiental, a mediação de conflitos e o planejamento ambiental, e a auditoria ambiental.
De acordo com North (1997), há diversos benefícios associados à gestão ambiental empresarial, como: (a) redução de custos, atrelada, por exemplo, ao uso racional de recursos (energia, matéria-prima etc.), à reciclagem de materiais e à fabricação de subprodutos; (b) aumento das receitas, decorrente de inovações em ...
A gestão ambiental cria oportunidades à empresa de adicionar valor e obter vantagem competitiva mediante o reconhecimento público, economia de custos ou ganhos adicionais, enquanto alivia o impacto do seu processo produtivo no ambiente. (AULER, 2002).
As atividades empresariais ao incorporarem os princípios e práticas de sustentabilidade na gestão administrativa por meio de ferramentas de gestão ambiental contribuem na redução de custos, principalmente aqueles relacionados aos aspectos ambientais como consumo de água, energia e materiais, além da redução na geração ...
5. Para que uma organização possa ter conhecimento do seu desempenho ambiental, de forma clara e permanente, é necessário que desenvolva dois processos importantes: 1. ... Análise dos resultados ambientais do processo, que constituem ameaças realizadas, impactos concretos e riscos a estabilidade do ambiente.
Gestão ambiental é um sistema de administração empresarial que dá ênfase na sustentabilidade. Desta forma, a gestão ambiental visa o uso de práticas e métodos administrativos que reduzir ao máximo o impacto ambiental das atividades econômicas nos recursos da natureza.
As principais ações realizadas são: inclusão social, inclusão digital, coleta seletiva de lixo, educação ambiental, dentre outras. Este tipo de prática ou política tem sido adotado desde a década de 1990, entretanto a luta pela sociedade e principalmente pela natureza é mais antiga, por volta da década de 1920.
O que é responsabilidade socioambiental Há quem acredite que a responsabilidade socioambiental consiste no cumprimento de leis e normas relacionadas à preservação do meio ambiente nas empresas. Não é bem assim. As organizações devem obedecer às exigências legais sim, mas a responsabilidade vai além disso.
Pode - se afirmar que a responsabilidade social está relacionada ao meio ambiente, pelo fato de o conjunto de ações sociais pode interferir diretamente no meio ambiente. ... Dessa forma, essa ação irá afetar toda a sociedade como um todo, o que gera que essa ação é de responsabilidade social em relação ao meio ambiente.
As principais ações realizadas são: inclusão social, inclusão digital, coleta seletiva de lixo, educação ambiental, dentre outras.
Portanto, a empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses de acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente e conseguir incorporá-los no planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos.
Como ser uma empresa socialmente responsável na prática?
6 exemplos de responsabilidade social para empresas
Descubra quem são elas a seguir:
Outros são possibilitar que ações para o desenvolvimento sustentável possam inspirar políticas públicas; possibilitar ações de redirecionamento fiscal em projetos de inclusão social e sustentabilidade; disseminar políticas sociais; criar mecanismos de monitoramento de RSE e desenvolvimento sustentável em conjunto com a ...
“Muitas empresas não têm a correta dimensão do conceito de sustentabilidade. Há também uma dificuldade na compreensão do ciclo de vida de produtos ou serviços, que guia a análise do impacto de consumo ou de uma atividade em todas as fases, da produção até a disposição final de resíduos.