O tratamento para gravidez ectópica pode ser feito através do uso do medicamento metotrexato, que induz o aborto, ou por meio de cirurgia para retirada do embrião e reconstrução da trompa.
Se ela sofreu aborto espontâneo terá direito a esta licença de 15 dias apenas, se ela necessitar de mais dias deve recorrer ao INSS.
A gravidez ectópica é a ligação (implantação) de um óvulo fertilizado em um local anormal. O feto não consegue sobreviver na gravidez ectópica. Quando ocorre a ruptura de uma gravidez ectópica, geralmente a mulher tem dor abdominal e sangramento vaginal que, se não for tratado, pode ser fatal.
É possível estar grávida e menstruar? Sim, menstruar durante a gestação é raro, mas acontece. “Quando a gravidez começa, o saco gestacional ainda está com dimensões pequenas e não ocupa todo o útero, portanto, uma parte ainda fica revestida pelo endométrio.
É possível estar grávida e menstruar ao mesmo tempo? “Não. Por definição, grávida não menstrua. Cerca de 20% a 30% das mulheres tem sangramento no início da gestação, principalmente no primeiro trimestre, que pode ser parecido e confundido com a menstruação”, explica Dr.
Miomas, pólipos, doença inflamatória pélvica e outras condições na região reprodutora também podem ser a causa de um fluxo menstrual mais intenso. Às vezes esses problemas não apresentam sintomas aparentes, por isso é muito importante manter os exames preventivos em dia.
Sintoma de TPM: A cólica de TPM pode variar de intensidade de acordo com o organismo e pode ser bem incômoda, diferente da cólica de sintoma de gravidez que se manifesta de forma mais branda. Além disso, essa cólica tende a sumir depois que a menstruação desce.
Segundo a especialista, no início da gravidez as cólicas costumam ser leves e ocasionais, geradas pela adaptação do útero, e devem diminuir após a décima semana. Durante a gestação, os gases também são motivo para dores e desconforto.
Sim, é perfeitamente normal e até esperado haver cólicas durante a gravidez. No primeiro trimestre, a dor costuma ter origem no início do crescimento do útero e nas alterações hormonais. A dor abdominal é um sintoma que pode surgir no primeiro, segundo ou terceiro trimestre de gravidez.