Pega o liquidificador, coloque dois litros de água, pega a casca do maracujá, corte elas e vai ficar desse jeito aqui, ó. Aí, pessoal, eu cortei a do maracujá, agora é só bater por cinco minutinhos. E vai ficar desse jeito aqui, ó. E ficou assim, ó.
Cultivos comerciais conseguem produzir duas ou mais safras de maracujá ao ano. A época de colheita, ou seja, a época em que o maracujá dá frutos é a seguinte: Sul/Sudeste: Se o plantio for efetuado entre os meses de Setembro a Dezembro, colhe-se entre os meses de Abril - Agosto.
Conforme Valdemar, sozinho dá conta de colher dois quilos de maracujá por pé, ou seja, 600 quilos por semana.
O período de colheita, varia de 6 a 9 meses. Plantios efetuados nos meses mais próximos do verão, permitem início de colheita mais precoce (6 meses). O maracujazeiro tem longo período de safra.
Se bem conduzido, o maracujazeiro produz a primeira grande florada dos seis aos oito meses após o plantio. Dessa forma, para se ter uma boa florada em maio e junho e uma boa safra em julho, agosto e setembro, o plantio deverá ser efetuado de setembro a novembro.
Ainda é importante no local a presença de vespas grandes, chamadas mamangavas, para realizarem a polinização, transportando pólen de uma flor a outra entre plantas diferentes. ... Se os maracujazeiros não forem devidamente polinizados, as flores murcham e caem no dia seguinte.
Apesar de essa ser uma espécie de flores hermafroditas (que têm a parte masculina e feminina na mesma planta), ela precisa de outro maracujá para dar frutos, Isso acontece porque o maracujazeiro criou um mecanismo para impedir que suas próprias flores o fecundem - uma esperteza da natureza para aumentar a diversidade ...
13 horas
A flor do maracujá só abre uma vez e permanece aberta apenas por algumas horas. Sendo assim, se nesse período não ocorrer polinização nem fecundação, essa flor será abortada.
As flores, que são de um dia, fecham-se no entardecer e, em dois ou três dias, secam e caem, interrompendo o ciclo reprodutivo da planta.
primavera
Durante a lua minguante também é o momento ideal para fazer poda de galhos e ramos, quando o objetivo é de restrição, ou seja, quando não se quer a propagação de novos brotos.
A poda de renovação normalmente é drástica, eliminando-se mais de 75% da massa vegetativa existente. Em geral, é feita com corte raso entre 40 e 60 cm abaixo do arame superior, tendo-se o cuidado de não ferir o ramo ou caule principal.
Outono
A lua nova era mais indicada para o plantio de batatas e, também, para o trabalho de podas nas plantas; a lua crescente correspondia ao momento ideal para o plantio de mudas frutíferas; o período de lua cheia era o ideal para o plantio de mudas ornamentais; e durante a lua minguante, os povos antigos colhiam cereais e ...
O ramo saudável apresenta o que chamamos de “gemas” e precisam ser podados após 2 gemas. Fase da lua: Muitos produtores aguardam a lua minguante ou nova de agosto, para realizar as podas da videira, quando a maior parte da seiva estaria na parte baixa da planta, evitando que a planta “chore” (perca seiva) e enfraqueça.
A melhor época para se fazer podas de formação na mangueira (Mangifera indica L.) é este mês e durante as chuvas do final do ano. O clima quente e úmido ajuda no rápido desenvolvimento de sua copa.
Se houver necessidade de reduzir o comprimento de um galho maior, faça a poda junto a um galho secundário ou a uma gema. Cortes realizados entre gemas ou galhos podem resultar no apodrecimento do caule, na produção de brotos e em crescimento desordenado. Pequenos galhos podem ser cortados com tesouras de poda manual.
Os períodos de dormência são curtos nas plantas jovens, mas podem durar mais de oito meses nas plantas adultas. A floração espontânea ocorre de janeiro a março, no hemisfério norte e de junho a setembro, no hemisfério sul.
É preciso, porém, tomar alguns cuidados adicionais: podar os ramos após a frutificação, para controlar o tamanho da copa, e substituir o vaso por outro maior a cada quatro ou cinco anos. Em algumas cidades, é comum ver mangueiras na arborização urbana, apesar do risco de seus frutos caírem sobre as pessoas e os carros.
Você deverá deixar apenas três brotos, os quais deverão ficar em alturas diferentes. Procure deixar os brotos a uma distância igual entre eles. Esses brotos formarão os futuros ramos da mangueira, os quais podem ser chamados de pernadas. As pernadas também terão uma brotação intensa.