Para tratar as sobrancelhas com caspa, o dermatologista deve ser consultado. “O paciente deve limpar suavemente a região com shampoo anticaspa (que traz ativos para tratar a alteração por completo) ou um creme antifúngico em caso de descamação mais severa”, afirma.
O que causa a caspa na sobrancelha? Embora o ressecamento e a descamação da área da testa possam ser causados por eczema ou dermatite de contato, a caspa é resultado de três fatores principais: a presença de Malassezia globose [um fungo] na pele, uma predisposição genética à caspa ou a presença de sebo.
Assim como acontece com a caspa no couro cabeludo, a caspa na sobrancelha também pode ser chamada de dermatite seborreica, dependendo do caso, e ter relação com a genética, com a própria oleosidade da pele, ser causada por um fungo ou mesmo por estresse. Normalmente, a área fica vermelha e então começa a descamar.
Você pode perguntar a seu médico qual shampoo é o mais recomendado para tratar a crosta láctea. Penteie delicadamente o cabelo do bebê e use uma esponja macia para ajudar a remover a descamação. Não esfregue nem puxe as crostas. Use água para enxaguar as partes que se soltarem.
Como tratar as crostas na cabeça do bebê
Não há uma razão específica para a ocorrência de casca na cabeça do bebê. O que os profissionais sabem, no entanto, é que ela se forma a partir da mistura de gordura (oleosidade do couro cabeludo) com um fungo chamado Pityrosporum ovale. A condição promove uma reação natural da pele.
Elas costumam escurecer durante os dois a três anos de vida. “Isso ocorre porque a produção de melanina aumenta, já que os pequenos ficam expostos ao sol, diferentemente de quando estavam dentro da barriga”, observa Fabíola Peixoto. Receba gratuitamente notícias e dicas para cuidar de seu filho.
Durante os próximos seis meses, a cor da pele do recém-nascido muda e a verdadeira cor da pele do bebê se desenvolverá. Independente da aparência que ela tinha no nascimento.
Em que idade a cor do olho do bebê é definida? Podemos dizer que isso ocorre entre os 6 e 9 meses de vida. Depois de passado esse tempo, a íris já ganhou pigmentação suficiente para que o bebê tenha a coloração dos olhos definida.
Se for a cor azul, seu bebê terá olhos azuis, se for castanho, será castanho e, assim por diante....Cor dos Olhos do Bebê – Qual Será?
Porém, se o seu parceiro e você têm olhos verdes, a chance é de 75% verdes, 24% azuis e 1% castanhos. Bem acirrado! Quando os dois têm olhos azuis, existe 99% de possibilidade do bebê nascer com o olho azul e apenas 1% de um olho verde. Caso um tenha olho verde e o outro azul, a probabilidade segue em 50% para cada.
Com o passar dos meses, os olhos dos bebês podem permanecer iguais ou escurecer, mas não clarear. Tal alteração ocorre, em geral, até os 6 meses, porém eventualmente mais que isso.
Com o tempo, se os melanócitos secretam pouca melanina, seu bebê terá olhos azuis. Se eles secretam um pouco mais, os olhos vão ser verdes ou avelã. Quando os melanócitos secretam bastante, o órgão da visão adquire a cor marrom (a cor dos olhos mais comum) e, em alguns casos, podem parecer muito escura, de fato.
Bebês de pele clara costumam nascer com olhos acinzentados ou azuis porque a produção de melanina ainda é muito pequena ao nascimento. Somente a partir dos 3 a 6 meses de idade é que o olho do bebê já possuirá melanina suficiente para que ele tenha uma cor semelhante à cor que terá ao longo da sua vida.
O que podem ser os olhos amarelados. Os olhos amarelados normalmente surgem quando existe um acúmulo excessivo de bilirrubina no sangue, uma substância que é produzida pelo fígado e que, por isso, está alterada quando existe algum problema nesse órgão, como hepatite ou cirrose, por exemplo.
A cirrose, bem como outras condições que afetam o fígado e o pâncreas, como a colestase (entupimento dos dutos biliares), a insuficiência hepática e o câncer, também podem deixar os olhos amarelados. Os olhos amarelados também podem ser um sintoma de doenças tropicais, como a febre amarela e a malária.
A pele amarelada pode ser um sintoma de várias condições, sendo as principais:
Os cânceres que mais causam icterícia são o hepatocarcinoma (câncer que começa no fígado), o câncer de pâncreas e o câncer de intestino. Outros motivos são abuso de bebida alcoólica, hepatite e alguns medicamentos, inclusive quimioterapia.
Pessoas com palidez no rosto podem apresentar, por exemplo, uma falta de exposição ao Sol. Isso não necessariamente é uma condição médica, mas pode ser um indicador, por exemplo, de deficiência em vitamina D, um quadro médico que é capaz de causar uma série de sintomas, como a fadiga excessiva e a sonolência.