Quando é a 'Lua Azul' de 2020? A Lua Azul é um fenômeno incomum que ocorre apenas a cada 2,5 anos. A última vez que isso aconteceu foi em 31 de março de 2018. Neste ano, ela aparecerá no céu na noite de 31 de outubro a 1 de novembro, quando muitos países celebram o Halloween.
Os próximos eclipses solares completos serão na Antártica (dezembro de 2021), Indonésia e Austrália (abril de 2023), EUA e Canadá (abril de 2024), sul da Europa e Groenlândia (agosto de 2026), e na maior parte do Norte da África e Oriente Médio (agosto de 2027).
O dia será marcado por um eclipse solar, que começou às 11h33 e dura até as 14h53. O evento é o alinhamento astronômico em que a Lua fica entre o Sol e a Terra. Saiba, abaixo, como e onde assistir ao fenômeno.
12 horas e 40 minutos
14 de dezembro de 2020
Os próximos eclipses solares completos serão na Antártica (dezembro de 2021), Indonésia e Austrália (abril de 2023), EUA e Canadá (abril de 2024), sul da Europa e Groenlândia (agosto de 2026), e na maior parte do Norte da África e Oriente Médio (agosto de 2027).
Se você perdeu o último eclipse solar de 2020, veja essas fotos incríveis! Na segunda-feira (14), aconteceu o último eclipse solar de 2020. Em algumas regiões do hemisfério Sul, o eclipse foi total, com o Sol ficando totalmente encoberto pela Lua por pouco mais de três minutos.
Um eclipse total do Sol foi visível da ilha grega de Ítaca no dia 16 de abril de 1 178 a.C.. Isso aconteceria seis anos após o fim da Guerra de Troia (tradicionalmente datado de 1 184 a.C.). Entretanto, de acordo com a Odisseia, isso ocorreu, supostamente, dez anos antes da guerra.
Há, por sua vez, três tipos de eclipse solar: o total, quando o sol é totalmente encoberto; o parcial, quando apenas uma parte é encoberta; e o anular, quando o tamanho aparente da lua não é suficiente para encobrir totalmente o sol, formando um anel envolta da sombra do eclipse (foto acima).
Um eclipse solar ocorre quando a Lua está entre a Terra e o Sol. Se o disco inteiro do Sol está atrás da Lua, o eclipse é total. Caso contrário, é parcial. Se a Lua está próxima de seu apogeu (ponto mais distante de sua órbita), o diâmetro da Lua é menor que o do Sol, e ocorre um eclipse anular.
As fases da Lua ocorrem porque ela não possui luz própria. Nós só a vemos quando ela é iluminada pelo Sol e reflete a luz dele. ... Conforme ela vai progredindo em sua órbita em torno da Terra, pouco a pouco sua face voltada para nós vai recebendo iluminação do Sol.
Conforme a Lua se desloca em torno da Terra durante o mês, ela apresenta quatro aspectos diferentes, que são as fases da Lua. De acordo com a luminosidade, a Lua pode ser classificada em: cheia, minguante, nova ou crescente. Esse fenômeno ocorre em razão do ângulo em que observamos a face da Lua iluminada pelo Sol.