Utilizar a definição de meia-vida, que é o período em que uma amostra perde metade da sua radiação. Assim, se temos 100% de uma amostra, após uma meia-vida, restarão 50% dela. Após mais uma meia-vida, haverá 25% dela. Em outras palavras, passaram-se duas meias-vidas no decaimento da amostra de 100% para 25%.
Resposta. tg = C0/CA = 12/10 = 1,2.
Lei para emissão de partículas beta: Ou seja, deve-se somar 1 ao número de elétrons do novo elemento. Sabendo que cada emissão de radiação alfa implica em reduzir 2 prótons e 2 neutrons na massa, temos que 3* alfa = 3*4 = 12.
Na emissão de partículas beta (um elétron acelerado), um nêutron vira um próton, aumento em uma unidade o número atômico do átomo. Na emissão de partícula alfa (equivalente a um núcleo de hélio), libera-se 2 prótons e dois nêutrons, ou seja, o número atômico diminui em 2 e o número de massa em 4 unidade.
Questão 3. Quantas partículas alfa (α) e quantas partículas beta (β) precisam ser emitidas para transformar um urânio-238 (23892U) em rádio (22688Ra): a) 2 partículas alfa (α) e 3 partículas beta (β).
Resposta. 6 partículas alfa e 3 partículas beta.
Radiação alfa (α): também chamada de partículas alfa ou raios alfa, são partículas carregadas por dois prótons e dois nêutrons, sendo, portanto, núcleos de hélio. ... Radiação beta (β): raios beta ou partículas beta, são elétrons, partículas negativas com carga – 1 e número de massa 0.
Em 1900, independentemente e quase ao mesmo tempo, o físico neozelandês Ernest Rutherford (1871-1937) e o químico francês Pierre Curie (1859-1906) conseguiram identificar experimentalmente as partículas alfa e beta.
Ele denominou de alfa (α) as emissões que eram positivas, pois se desviaram no sentido da placa negativa. As emissões negativas foram chamadas de beta (β), pois se desviaram no sentido da placa positiva. Além disso, o desvio da radiação beta era maior que o da radiação alfa.
Ernest Rutherford foi um grande físico e químico, ele é responsável pela descoberta das partículas alfa e beta, além de ter conceituado a meia-vida radioativa.