Vasco Coutinho desembarcou na capitania em dia 23 de maio de 1535, desembarcando na atual Prainha de Vila Velha, onde fundou o primeiro povoamento. Como era oitava de Pentecostes, o donatário batizou a terra de Espírito Santo, em homenagem à terceira pessoa da Santíssima Trindade.
Vasco Fernandes Coutinho, um português, desembarcou no território da capitania, a 23 de maio de 1535, e deu o nome ao futuro estado por ser domingo do Espírito Santo. No mesmo dia foi fundada uma vila, denominada pelo donatário como Vila do Espírito Santo (atual cidade de Vila Velha).
Segundo os estudiosos da língua tupi, capixaba significa, roça, roçado, terra limpa para plantação. ... Com isso, a população de Vitória passou a chamar de capixabas os índios que habitavam na região e depois o nome passou a denominar todos os moradores do Espírito Santo.
A história dos europeus em território capixaba começou em 23 de maio de 1535, quando os colonizadores portugueses, chefiados pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho, desembarcaram na Capitania do Espírito Santo. Nesse mesmo ano, foi fundada a povoação de Vila Velha, o primeiro núcleo populacional da capitania.
Celebra-se no dia 23 de maio, o Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense. A data tem origem no ano de 1535, quando portugueses, a bordo da caravela Glória, desembarcaram aqui no estado (onde atualmente se localiza a Prainha, em Vila Velha) com a missão de colonizar a então Capitania do Espírito Santo.
Data também comemora os 481 anos de Vila Velha. Há 481 anos, no dia 23 de maio, Vasco Fernandes Coutinho chegava na prainha de Vila Velha, em um navio chamando Glória, com cerca de 60 pessoas para colonizar o Espírito Santo.
A partir de então, começa uma nova fase da história regional, cujo marco inicial corresponde à chegada dos primeiros imigrantes europeus à então província do Espírito Santo, em 1847, dando origem à colônia de Santa Izabel3.
Somente a partir de 1847, quando é criada a Colônia Imperial de Santa Isabel, às margens do rio Jucu, é que se dá prosseguimento à colonização por meio de imigrantes europeus, com a chegada de 163 alemães da Renânia: católicos, luteranos e alguns calvinistas. Parte desse grupo chegou em 21 de dezembro de 1846.
Faz fronteira com o oceano Atlântico a leste, com a Bahia ao norte, com Minas Gerais a oeste e com o estado do Rio de Janeiro ao sul. ... O gentílico do estado é capixaba ou espírito-santense. Em 1535, os colonizadores portugueses chegaram na Capitania do Espírito Santo e desembarcaram na região da Prainha.
Sua origem remonta às celebrações realizadas em Portugal a partir do século XIV, nas quais a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada com banquetes e distribuição de esmolas aos pobres. As Festas do Império do Divino Espírito Santo tem origem em Alenquer (Portugal) com a rainha santa Isabel.
abril de 1859
É banhado a leste pelo Oceano Atlântico e possui faixa litorânea de 400 km. A Bahia faz divisa com o território capixaba ao norte; Minas Gerais, a oeste; e o Rio de Janeiro, ao sul.
Ele só faz fronteiras com :MG ao norte e noroeste ,SP ao suldoeste ,Espírito Santo ao nordeste e Oceano Atlântico leste ao sul. Sendo todos esses da região sudeste.
Espírito Santo, um estado de praias e montanhas, verão e inverno, rios e cachoeiras, de festas de imigrante e agroturismo, de aventuras e de relaxamento, em fim, um local de turismo!
Amazonas
Sergipe
Os 10 maiores Estados do Brasil
Veja a seguir quais são os 10 maiores estados do Brasil:
Lista de estados e territórios dos Estados Unidos por área
Lista de Estados Brasileiros por extensão territorial
estado de Roraima
Sergipe é o menor estado em extensão territorial do Brasil, sendo que o seu território pode ser dividido em uma porção de clima mais úmido, o litoral sergipano, e uma de clima mais seco, o chamado sertão nordestino. ... Os principais rios de Sergipe são o São Francisco e o Vaza-barris.
Palmas (Tocantins) é a capital menos populosa, com aproximadamente 306 mil habitantes....Estimativa para 2020 e censos de 2010 e 2000.
Quantidade de municípios por estado