No trabalho voluntário você tem a chance de aprender com outras pessoas, inclusive fora do seu meio social. Por exemplo, você está cursando Arquitetura e no local onde você faz trabalho voluntário existe um profissional de Ciências Contábeis que vai dar a você noções de finanças.
Conhecer pessoas, ajudar o próximo, ensinar uma habilidade e compartilhar amor. Ser voluntário é transformar o seu olhar para todas as pessoas e o mundo em que você vive. O trabalho voluntário pode ser bem gratificante e até melhorar o seu currículo profissional (desde que esse não seja o seu único objetivo).
Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário e, com isso, melhorar a qualidade de vida da comunidade. Você pode começar uma ação voluntária identificando uma causa ou necessidade social e descobrindo uma maneira de colaborar.
As Nações Unidas definem o voluntário como “o jovem ou adulto que, devido a seu interesse pessoal e o espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos…”.
O trabalho voluntário no currículo deve entrar no campo informações complementares. Ele existe exatamente para que você possa destacar realizações que não cabem em outras partes do currículo, como cursos de curta duração, intercâmbio etc. Normalmente, ele não oferece funções ou cargos específicos.