O dorso corresponde a região posterior do tronco e se estende desde a nuca até o cóccix, a coluna vertebral e as costelas formam seu esqueleto ósseo, onde estarão fixados os diversos músculos dessa região.
Principais músculos do sistema muscular
Neste artigo, exploraremos os músculos do braço, incluindo suas inserções, inervação e ações.
Essas partes estão agrupadas em três curvas: cervical, torácica e lombar. Quando adequadamente alinhadas, essas curvas mantêm o seu corpo equilibrado. Elas também sustentam o seu corpo quando você se move.
O compartimento anterior do braço é conhecido como compartimento flexor, já que a flexão é a sua principal ação. Os músculos contidos nele são o bíceps braquial, braquial e coracobraquial. Todos eles são inervados pelo nervo musculocutâneo.
O músculo tríceps braquial é posterior no braço e como o próprio nome já indica (tríceps), apresentam três porções de origem, a cabeça longa, lateral e medial. O músculo ancôneo é pequeno, posterior e distal no braço.
Introdução: O músculo grande dorsal é largo, um retalho muscular muito versátil e bem vascularizado. Devido a sua confiabilidade, é frequentemente usado para reconstrução de mama após mastectomia. Ele pode também ser usado na reconstrução de cabeça, pescoço e tórax, pediculado ou como retalho livre.
Função. O músculo redondo maior causa três movimentos da articulação do ombro: devido à sua inserção na face anterior do úmero, ele gira o úmero medialmente (rotação interna). Além disso, ele puxa o úmero em direção ao tronco (adução) e para trás (retroversão).
O músculo redondo menor fornece suporte à porção posterior da articulação, prevenindo que o úmero se desloque posteriormente. Sobre os movimentos, quando o braço está em sua posição anatômica, o redondo menor roda externamente (lateralmente) o braço.
Músculo Redondo Maior Fica localizado na borda axilar da escápula, recoberto parcialmente pelo m. grande dorsal. Em latim teres major.
São exemplos de músculos localizados nos membros superiores e inferiores, respectivamente:
Os mais volumosos são os esternocleidomastoideus, que percorrem a zona lateral do pescoço, cuja contracção permite rodar a cabeça de um lado para o outro.