Os formatos da espícula podem ser variados, possuindo, nas pontas, formato de: ganchos; arredondados; e pontiagudos como agulhas. As espículas são secretadas pelos esclerócitos - células que estão contidas no meso-hilo (ou mesogleia).
É uma incrustação de um pedaço da unha na pele, pode acontecer nas extremidades e nos cantos das unhas com ou sem inflamações. Tem diversas causas: má formação das unhas, corte inadequado, calçados apertados, bico fino, salto alto ou acidentes.
As esponjas apresentam endoesqueleto orgânico ou inorgânico. O esqueleto inorgânico caracteriza-se pela presença de espículas calcáreas ou silicosas. O esqueleto orgânico apresenta uma substância química, denominada espongina.
O esqueleto das esponjas é formado por diversos tipos de substâncias. Entre elas destacam-se as espícolas de calcário ou de sílica, com formas variadas, e uma rede de proteína chamada espongina. Em certas esponjas, o esqueleto não possui espículas, mas tem a rede de espongina bastante desenvolvida.
Esses animais possuem o corpo repleto de pequenos orifícios ou poros, característica que deu o nome ao grupo-poríferos: portadores (fero) de poros (porus). Cnidários: O filo Cnidaria (cnidários)possui representantes na água doce e no mar.