A herança é um mecanismo da Orientação a Objeto que permite criar novas classes a partir de classes já existentes, aproveitando-se das características existentes na classe a ser estendida. ... A linguagem Java permite o uso de herança simples, mas não permite a implementação de herança múltipla.
Quando uma classe herda características somente de uma outra classe, dizemos que esta é uma herança simples. Quando uma classe herda de duas ou mais classes, temos um caso de herança múltipla.
Mais um exemplo: vamos analisar a relação entre animais, mamíferos e cachorros. ... Pela chamada hierárquica de classes, a classe derivada mamíferos recebe todos os atributos de animais, partindo do princípio que uma classe derivada recebe por herança todos os atributos de seus ancestrais.
Em orientação a objetos, uma classe é uma descrição que abstrai um conjunto de objetos com características similares. Mais formalmente, é um conceito que encapsula abstrações de dados e procedimentos que descrevem o conteúdo e o comportamento de entidades do mundo real, representadas por objetos.
Paradigmas são uma categoria de “ideias” Ou seja, eles não existem no mundo real. Podemos encontrar objetos em forma de triângulos no mundo físico, mas não podemos encontrar “triângulo” no mundo físico. Nesta visão, paradigmas, teorias científicas, filosofias e matemática nunca podem ser “verdadeiras”.