Competências do Recursos Humanos
O papel principal do RH moderno é recrutar, selecionar e alinhar os talentos que combinam com a cultura e com os objetivos da organização. Além disso, por meio da análise de dados e com o auxílio de softwares de gestão, o RH se tornou peça-chave no desenvolvimento do capital humano dentro da empresa.
O departamento pessoal é responsável pelos cuidados com toda a burocracia correspondente ao funcionário quanto à sua chegada, seu vínculo enquanto empregado e seu desligamento para garantir o processo demissional e o pagamento rescisório correto, independentemente do responsável por esta decisão.
Enquanto o RH tem relação com a parte humana da empresa, o departamento pessoal cuida da burocracia que envolve os colaboradores. ... Além disso, o DP também é responsável por representar a empresa em ações trabalhistas movidas por funcionários ou ex-funcionários.
Entre as atividades mais comuns, o departamento pessoal faz a gestão da folha de pagamento, administra benefícios, realiza o recolhimento de encargos sociais e trabalhistas, controla o ponto dos funcionários e realiza admissões e demissões.
Quais as 8 principais rotinas do departamento pessoal?
O perfil do profissional de departamento pessoal deve estar relacionado a uma postura de motivação, para ser fonte de inspiração aos demais colaboradores da organização. Ao se posicionar de forma positiva e proativa, o funcionário é capaz de conquistar confiança e credibilidade em suas ações.
Departamento pessoal, ou DP, é a área do RH responsável pelo controle e gestão legal e tributária dos colaboradores da empresa. Com um papel mais técnico e analítico, o DP se destaca na responsabilidade que carrega perante aos resultados da companhia.
Em geral, quem atua no Departamento Pessoal se forma em cursos como Gestão de RH ou Administração, mais voltados para as providências administrativas e legais.
A gestão de Recursos Humanos tem o salário médio de R$ 3.
Quem se forma no curso superior de tecnologia em Recursos Humanos pode realizar atividades como: Planejar, gerenciar e aplicar sistemas de gestão de pessoas (recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, rotinas de folha de pagamento, benefícios, etc.)
Com o objetivo de reter, atrair e desenvolver talentos, o gestor de RH atua como um estrategista, coordenando processos, desenvolvendo os colaboradores e mensurando os resultados obtidos. Pensando no dia a dia do Gestor de RH, listamos algumas atividades que fazem parte do cotidiano deste profissional.
2 anos
O profissional de RH tem o papel de disseminar a cultura, missão e valores da empresa. O objetivo é alinhar as políticas de Recursos Humanos com a estratégia da organização. ... Eles têm boas ideias que, aproveitadas, contribuem para maior desenvolvimento da organização e engajamento dos funcionários.
Este tecnólogo cuida da gestão de pessoas dentro de empresas e instituições. Ele desenvolve e gerencia planos de carreira, analisa estratégias institucionais, elabora planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação, treinamento de pessoal.
R$ 2.