Posicione o dedo anelar na décima segunda casa da quinta corda. Essa nota é um Lá enquanto que a primeira da pestana, na décima casa da sexta corda, é um Ré. Coloque o dedo mínimo na décima segunda casa da quarta corda. A nota correspondente será outro Ré.
Síb é a sétima da escala da Dó menor. La# é sexta aumentada de Dó. eu toco teclado, e a mesma tecla do Sib é o Lá#...
O sétimo grau ou a sétima, tem total relação com a nota que é o número 7 na escala, neste caso a nota lá. Em casa tonalidade vai ter um grau 7 diferente, porque as notas mudam, por isso a sétima não é uma nota fixa, ela muda conforme muda a escala ou acorde. Então, a sétima é uma nota, a sétima nota da escala!
Para montar um acorde com sétima usaremos sempre a tríade do acorde que queremos transformar em acorde com sétima. No exemplo do acorde de C teremos as notas C – E – G formando sua tríade. Acrescentando a sétima nota ficaremos então com C – E – G – B que são as notas que formam o acorde de C7M.
O acorde de sétima, como também é chamado, é feito adicionando a sétima nota menor (de uma escala diatônica em relação a tônica da escala). Isso significa 10 semitons para menor e 11 semitons para um acorde maior.
Se acrescentássemos alguma nota a esse acorde, por exemplo, a nona, o acorde ficaria: C7M(9). Nesse caso, a nona seria chamada de “nota de tensão”, essa terminologia é muito utilizada em literaturas de teoria musical. Todas as notas que não forem o 1º, 3º, 5º e 7º graus serão chamadas de notas de tensão.