Foi o incentivo dado à população cultural (letras , artes e educação) durante o governo de Carlos Magno . Ele estimulou o desenvolvimento da cultura , com a abertura de escolas e mosteiros , a tradução e a cópia de manuscritos antigos e a patrocinação de artistas .
Grande defensor dos dogmas católicos, foi coroado Imperador do Sacro Império Romano Germânico, em 800, pelo Papa leão III, após tornar-se Rei dos Francos (768 a 814) e dos Lombardos (a partir de 774), constituindo assim, o grande Império Carolíngio, que recebeu esse nome em sua homenagem.
Carlos Magno preocupou-se em preservar a cultura greco-romana, investiu na construção de escolas, criou um novo sistema monetário e estimulou o desenvolvimento das artes. Graças a estes avanços, o período ficou conhecido como o Renascimento Carolíngio.
A sua coroação como “imperador dos Romanos” pelo papa, em 800, teve um grande significado ideológico, porque correspondia, por um lado, a uma restauração do Império Romano, que tinha desaparecido mais de 300 anos antes, e significava igualmente uma recusa da autoridade do império bizantino, ou Império Romano do Oriente ...
A dinastia carolíngia se formou após o processo de centralização ocidental pós-queda do Império Romano, através de uma aliança entre o Rei, a Nobreza e o Clero.
Ao cristianizar à força os saxões e banindo, sob pena de morte, o paganismo germânico, ele os integrou ao seu reino e pavimentou o caminho que levaria à futura dinastia Otoniana. Soberano reformador, preocupado com a ortodoxia religiosa e cultura, ele protegeu as artes e as letras.
28 de janeiro de 814 d.C.