Os sistemas de transmissão utilizam meios para o envio das informações, estes meios podem ser de dois tipos: meios físicos, por exemplo, cabo coaxial e fibra óptica, e meios não-físicos, o espaço livre.
Os meios de transmissão mais comumente utilizados são:
O serviço orientado a conexões com confirmação é o mais sofisticado que camada de enlace de dados pode oferecer. Com ele, as máquinas de origem e destino estabelecem um conexão antes de os dados serem transferidos.
A comunicação orientada à conexão estabelece uma conexão confiável para assim manter o controle sobre o fluxo de dados que são enviados e/ou recebidos,enquanto que a comunicação sem conexão somente vai responder os requerimentos de um cliente enviando dados, porém sem controle sobre o fluxo de dados.
A principal diferença entre o UDP e o TCP é que o primeiro não é capaz de enviar ao destino quais dados foram corrompidos ou estão faltando, pois ele não possui um cabeçalho tão eficaz como o do TCP. ... O UDP é muito mais leve, e o seu uso principal é visto em jogos online, streaming de voz ou de vídeo.
RTP – do inglês Real-time Transport Protocol (Protocolo de Transporte em Tempo Real) determina um formato de pacote padrão para o envio de áudio e vídeo pela Internet. É definido pela RFC 1889. Foi desenvolvido pelo grupo Audio Video Transport Working e foi primeiramente publicado em 1996.
O TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação. O nome vem de dois protocolos TCP (Transmission Control Protocol) e o IP (Internet Protocol). Ele tem por objetivo padronizar todas as comunicações de rede, principalmente as comunicações na web.