Vias descendentes da dor A dor é o resultado de um desequilíbrio entre as aferências nociceptivas e os sistemas anti-nociceptivos surgindo quando as aferências nociceptivas superam a capacidade anti- Page 8 8 nocicetiva (Vale, 2000).
Pela teoria das comportas, estes interneurônios dependem da competição entre o estímulo nocivo e o proprioceptivo. Como a velocidade do estímulo proprioceptivo é maior, sua chegada no corno posterior irá ativar os interneu- rônios e facilitará a liberação de substâncias opioides e da GABA3,4.
Portanto, as técnicas de fisioterapia podem estimular as vias descendentes pelo sistema lateral (opioide) e ventrolateral (não opioide) liberando neurotransmissores inibitórios.
Já por meio da cinesioterapia, o alongamento interfere na flexibilidade, relaxando os músculos que estão contraídos e rígidos, diminuindo a dor (26, 32). Outros autores evidenciam que a atividade física poderia modular a dor, sendo capaz de aumentar a tolerância a esse estímulo (27, 33-36).
Um benefício desses tratamentos é que o fisioterapeuta, em boa parte dos casos, pode atender os pacientes em domicílio, ponto muito interessante para idosos ou pessoas em recuperação de cirurgias.
A fisioterapia respiratória é uma especialidade da fisioterapia que visa a prevenção e o tratamento de praticamente todas as doenças que atingem o sistema respiratório como a asma, bronquite, insuficiência respiratória e tuberculose, por exemplo.
A fisioterapia intervém aqui preparando a região a ser submetida à cirurgia, por meio de exercícios visando ganho de massa muscular, expansão torácica e fortalecimento do membro superior do mesmo lado da mama a ser removida, com a finalidade de minimizar as perdas funcionais.
Quais os tipos de mastectomia?
A oncologia é um ramo da ciência médica que lida com tumores e com câncer. A palavra Oncologia tem origem em duas acepções, na palavra grega "onkos" (onco) que significa massa, volume, tumor e no termo "logia” que significa estudo, por tanto oncologia é o estudo dos tumores.
Comenta a oncologista do ICB, Luiza Weis. O oncologista é responsável pelo tratamento de diversos tipos de tumores, e a especialidade subdivide-se entre Oncologia Adulta e Pediátrica.
Atualmente, frente aos grandes avanços no tratamento do câncer, o Oncologista Clínico é o especialista adequado para uma avaliação geral do paciente e promover uma avaliação multidisciplinar, isto é, coordenar a ação de todas as especialidades envolvidas no tratamento do câncer (cancerologia clínica, cirurgia ...
O cancro é o termo utilizado para denominar um conjunto de doenças caracterizadas por um crescimento anormal e descontrolado das células.
A maioria dos exames de imagem utiliza a radiação ionizante, mas esse não é o caso da ultrassonografia....
Esta é uma excelente carreira para quem busca uma sólida relação médico-paciente, novos desafios e interface com as mais diversas especialidades médicas. Embora a exigência nesta área seja grande, tanto em competência, como em termos de tempo, a satisfação pessoal é inigualável e crescente.
As células cancerosas soltam-se do tumor original, vão para outras partes do corpo e formam novos tumores. Esse processo, conhecido como metástase, causa problemas sérios e, por isso, é muito importante que seja detectado e tratado o mais cedo possível.
A metástase é um tumor que se desenvolve em outro órgão que não a mama: as células do câncer de mama viajam pelo corpo através da linfa e do sangue e podem invadir outros órgãos (osso, pulmão, fígado ou cérebro). As mortes em decorrência do câncer de mama não são causadas pelo tumor no seio, mas pelas metástases.