Fazem parte da porção condutora as fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e bronquíolos terminais. Fazem parte da porção respiratória os bronquíolos respiratórios, ductos alveolares e alvéolos.
É nos capilares que o oxigênio do ar passa para o sangue e que o gás carbônico presente no sangue passa para o interior dos alvéolos, um processo denominado de hematose. O gás carbônico faz o caminho contrário ao que descrevemos, sendo expulso do corpo no processo de expiração.
Resposta. É na inspiração também que os músculos intercostais e o diafragma contrai, o pulmão aumenta, se enche de ar, aumenta seu volume e diminui sua pressão.
(02) Ordene a sequência da passagem do ar pelo sistema respiratório: Laringe, cavidades nasais, faringe, esôfago, brônquios, alvéolos,traqueia,bronquíolos.
O processo de respiração pulmonar só é possível graças a dois movimentos respiratórios: a inspiração, que garante a entrada do ar, e a expiração, que permite a saída do ar. Na inspiração, o músculo do diafragma desce e os músculos intercostais contraem-se.
Os alvéolos pulmonares são responsáveis pelas trocas gasosas entre o meio ambiente e o organismo. Essas estruturas redondas e pequenas ficam em uma região do pulmão de grande vascularização, ou seja, por onde passa muito sangue.
Bronquíolos são pequenos tubos presentes no interior dos pulmões. Sua principal função é transportar o ar dos brônquios até os alvéolos pulmonares. São formados principalmente por anéis cartilaginosos e fibras musculares lisas.
Os bronquíolos respiratórios são diferenciados dos bronquíolos terminais no fato de suas paredes serem associadas a alvéolos. O conjunto de alvéolos forma estruturas semelhantes a sacos ou corredores denominadas sacos e ductos alveolares respectivamente, que se abrem nos bronquíolos respiratórios.