Resposta: 1-Percebemos o som porque as ondas no ar, causadas pela variação de pressão, chegam aos nossos ouvidos e fazem o tímpano vibrar. Luz: A luz é produzida por corpos que estão com alta temperatura (como o filamento de uma lâmpada) e pela reorganização dos elétrons em átomos e moléculas.
É uma onda longitudinal. Resumidamente, a Luz por ser uma onda eletromagnética não necessita de um meio para se propagar. Já o Som é uma onda mecânica, e portanto necessita de um meio para se propagar. LUZ SE PROPAGA NA FORMA TRANSVERSAL e SOM LONGITUDINAL.
Uma onda sonora é uma onda de propagação mecânica, necessitando de uma matéria para se propagar. Já a onda luminosa é uma onda eletromagnética, não necessitando de matéria para se propagar.
O som chega até nossos ouvidos a partir de ondas sonoras, e ele se propaga por materiais sólidos, líquidos e gasosos, como o ferro, a água e o ar. ... O som se propaga melhor em materiais que possuem as partículas mais juntas, ou seja, se propaga melhor em materiais sólidos e líquidos.
Não se pode ouvir sons no vácuo porque ele não possui um meio para transmissão de som, e nele só se propagam ondas eletromagnéticas que não precisam de um meio para se mover – por exemplo: a luz, que se propaga em forma de onda eletromagnética.
O estado físico dos materiais influencia na velocidade do som, sendo que se propaga mais rapidamente nos sólidos, depois nos líquidos e mais lentamente nos gases. A velocidade do som sofre ainda a influência da temperatura, de forma que quanto mais elevada ela for, mais rapidamente o som se propaga.
A velocidade do som pode se propagar em diferentes meios materiais: líquidos, sólidos e gases. Então, quando o som muda de meio de propagação (ar para a água, por exemplo), fenômeno chamado de refração, a velocidade é aumentada. Em geral, quanto mais denso é o meio, maior será a velocidade do som.
Resposta: percebemos os sons, ruídos... Através da audição!
São Paulo - A verdade é que nada é invisível, nem mesmo o som. Um novo estudo científico comprovou que é possível ver os ruídos e há, inclusive, um vídeo do YouTube que revela como o som se parece. O ruído é apenas uma mudança na densidade do ar, ou seja, uma onda sonora.
A vibração de determinados materiais é transmitida às moléculas de ar sob a forma de ondas sonoras. Percebemos o som porque as ondas no ar, causadas pela variação de pressão, chegam aos nossos ouvidos e fazem o tímpano vibrar. As vibrações são transformadas em impulsos nervosos, levadas até o cérebro e lá codificadas.
Ultrassom é um som a uma frequência superior àquela que o ouvido do ser humano pode perceber, aproximadamente 20 000 Hz. Dispositivos ultrassônicos operam de 20 kHz até vários gigahertz. O ultrassom é usado em diversos campos.
Isso acontece porque o som (forma de energia levada por meio de ondas sonoras) provoca vibrações nas moléculas (minúsculas partículas) do ar, que se espalham, fazendo com que o barulho chegue fraquinho. Ou seja, quanto maior a distância entre a origem do ruído e o andar, por exemplo, menor será sua intensidade.
Segundo Edison Claro de Moraes, da Atenua Som, ao contrário do que se possa imaginar, nos andares mais altos o problema de ruído sonoro é maior se comparado ao dos andares inferiores.
A altura é a qualidade que nos permite diferenciar os sons agudos dos sons graves: o som alto é um som agudo e o som baixo é um som grave.
Sim, pois Som alto na fisica se refere apenas um som agudo ( tipo grito de menina com medo de algo ) . Agora o ''volume baixo'' do som se refere a intensidade do Som. Ou seja, posso ter um som alto, com volume baixo.
Resposta. O som não passa de ondas mecânicas: o aparelho de som faz pequenas vibrações no ar que chegam aos nossos ouvidos e, depois de vários processos no organismo, interpretamos como uma nota, um chiado, alguém falando, etc. ... Para reverter isso, aumentamos o volume, o que garante maior energia para as ondas.
A qualidade do som que permite distinguir um som forte de um som fraco, por meio da amplitude de vibração da fonte sonora é definida como : c) intensidade . Sabe-se que as ondas sonoras são geralmente caracterizadas pelo tom, pelo volume e pela qualidade.
Resposta. A qualidade é a intensidade pois um som fraco possui baixa altura no desenho da onda, e um som mais forte tem uma altura maior no desenho da onda.