Para que serve a aplicação do flúor nos dentes. O flúor é um elemento químico muito importante para evitar a perda de minerais pelos dentes e impedir o desgaste causado por bactérias que formam a cárie e por substâncias ácidas presentes na saliva e na alimentação.
O esmalte dentário é um tecido translúcido, e a sua coloração do se dá devido à coloração da dentina, camada seguinte a ele. O esmalte dentário começa a ser formado quando o bebê ainda está na barriga da mãe, a partir do quarto mês de gestação, em um processo chamado de amelogénese.
O desenvolvimento do esmalte é regulado por células epiteliais, ameloblastos, que expressam um importante conjunto de genes que codificam a produção de proteínas essenciais para a formação desse tecido dentário6.
Quais são as fases da odontogênese? O processo de odontogênese é dividido em fases. Eles são: lâmina dental, botão, capuz, campânula, coroa e raiz. Em cada fase há processos importantes para a formação do dente....Higienização Bucal
O desenvolvimento dos germes dentários compreende três estágios: botão, capuz e campânula. A fase de botão representa o início da formação do dente e a fase de capuz é caracterizada pela intensa proliferação das células epiteliais, constituindo o órgão do esmalte e a papila dentária, por células ectomesenquimais.
O Epitélio Interno começa a se tornar mais côncavo, começando a dar forma de dente ao Órgão do Esmalte. As Células do Retículo Estrelado se afastam uma das outras, adquirindo formato de estrela. Enquanto isso acontece, o Folículo Dentário começa a ser formado.
Essa região é denominada folículo dentário, que originará os tecidos de suporte e suas células (cemento – cementoblastos e cementócitos, osso alveolar – osteoblastos e osteócitos, e ligamento periodontal – fibroblastos) – e formará o periodonto de inserção.
Essas fases, que envolvem, portanto, o processo completo da amelogênese são: morfogenética, de diferenciação, secretora, de maturação e protetora.
A amelogênese imperfeita (AI) é uma alteraçao do desenvolvimento do esmalte, de caráter hereditário que afeta as dentiçoes decídua e permanente1. As causas destes defeitos na formaçao do esmalte podem ser geralmente classificadas como: sistêmicas, locais ou genéticas.
Existem quatro tipos principais de amelogênese imperfeita: hipoplásico, hipocalcificado, hipoplásico-hipomaturado e hipomaturado-hipoplásico.
A HMI pode ser diferenciada da hipoplasia de esmalte, já que na hipoplasia há menor espessura do esmalte e na HMI o defeito é qualitativo, ou seja, houve a formação de toda a espessura do esmalte, mas a translucidez foi alterada.
A hipoplasia do esmalte é uma formação incompleta ou deficiente da matriz orgânica do esmalte. Clinicamente, apresenta-se como manchas esbranquiçadas, rugosas, sulcos ou ranhuras, bem como, outras alterações na estrutura do esmalte, comprometendo a estética do sorriso.