A sigla APR significa Análise Preliminar de Riscos. Ela consiste em um estudo prévio e detalhado da atividade que se deseja realizar. Visando, assim, prever possíveis riscos e evitar acidentes ocupacionais.
O principal objetivo da APR é identificar os riscos existentes no ambiente de trabalho e, a partir disso, estabelecer quais ações devem ser adotadas para a correção de eventuais falhas e a garantia da segurança e saúde do trabalhador durante o desempenho das atividades laborais.
Em termos materiais, a elaboração da análise de risco é um estudo técnico realizado em conjunto com o empregador e com os funcionários. Nele se mapeiam e analisam todos os riscos do espaço de trabalho, levando em consideração a vivência desses profissionais no ambiente.
A avaliação de riscos é o processo de avaliação dos riscos para a segurança e a saúde dos trabalhadores decorrentes de perigos no local de trabalho.
A análise de risco é uma das etapas do processo de gerenciamento de riscos das empresas que consiste na avaliação da probabilidade de um perigo ocorrer e no cálculo de seu possível impacto e prejuízo para a corporação. Essa etapa ocorre após a identificação dos potenciais perigos a que a corporação está sujeita.
São elas:
As técnicas para o processo de avaliação de riscos
A ferramenta mais utilizada para estas situações é o Diagrama Espinha de Peixe ou Diagrama de Ishikawa. Ela nos permite estruturar as causas e efeitos de um problema facilitando a identificação das futuras respostas à incerteza.
Os 3 Passos para fazer uma Análise de Risco:
O “What-If” é uma técnica de análise geral, qualitativa, que serve para a identificação de riscos em uma primeira abordagem. A técnica pode ser aplicada em diferentes áreas de uma empresa, sendo ela comumente utilizada pela área de planejamento para conseguir prever cenários e alternativas a cada um deles.
O “What-If” é uma técnica de análise geral, qualitativa, seu uso é simples e serve para a identificação de riscos em uma primeira abordagem. A técnica pode ser aplicada em diferentes fases, sendo estas: fase de processo, projeto ou pré-operacional, podendo ser aplicada a outras empresas além das de processo.