Você já deve ter lido ou ouvido que quanto mais colorido o seu prato, melhor. Mas você sabe o porquê? Cada nutriente está relacionado a um pigmento ou cor. Ou seja, quanto mais colorido o prato, maior variedade de nutrientes consumidos naquela refeição.
Os alimentos são utilizados pelo nosso organismo para realizar o metabolismo, ajudar na manutenção e crescimento dos tecidos, além de fornecer energia. Vale destacar, no entanto, que as funções desempenhadas por um dado alimento dependem dos nutrientes que ele possui.
Por isso, são essenciais para ajudar as proteínas a construir e/ou manter os teci- dos e os processos metabólicos. O organismo precisa de quantidades muito pequenas de vitaminas para realizar as suas funções vitais. A suplementação alimentar não é necessária.
Se alimentar de forma saudável e equilibrada é essencial para garantir qualidade de vida. Isso porque, além de fornecer energia e bem-estar geral, através de uma boa alimentação é possível prevenir e combater doenças, manter o peso corporal saudável e ter um bom desenvolvimento físico.
As cores nos alimentos representam diferentes nutrientes e cada cor traz benefícios como prevenção de doenças cardiovasculares e câncer, além de melhorar a saúde dos ossos, da pele e do intestino.
Um prato colorido representa uma alimentação variada, equilibrada, rica em nutrientes, vitaminas e minerais. As vitaminas, nutrientes, micronutrientes e fitoquímicos contidos nos alimentos estão diretamente relacionados com as cores dos alimentos.
Montar um prato colorido para uma alimentação saudável pode ser um clichê, mas as cores dos alimentos dizem muito sobre as suas características nutricionais. Algumas substâncias bioativas (moléculas orgânicas que apresentam efeitos na fisiologia e metabolismo do corpo) também dão cor aos alimentos.
Seu prato já vai ter as cinco cores essenciais para uma dieta saudável! Depois conte pra gente como ficou! *Existem 5 cores fundamentais que devem estar presentes nas suas refeições: verde, laranja, vermelho, roxo e branco.
"Quanto mais colorido o prato, melhor. A dica é ingerir alimentos de cinco cores diferentes ao dia: vermelho, laranja, roxo, verde e branco.
Isso porque as cores ajudam a reconhecer uma qualidade dos vegetais: a presença de pigmentos que fazem maravilhas pelo nosso organismo. Lembre-se: cada fruta, verdura e legume tem um conjunto de propriedades que não é comum aos demais.
Qual a cor do seu prato?: hábitos saudáveis e escolhas conscientes na alimentação infantil. Este livro é recheado de ideias e exercícios para profissionais, educadores e pais incentivarem hábitos saudáveis na alimentação infantil, que se inicia na gestação.
Melancia, cereja, framboesa, morango, amora, uvas vermelhas, tomate, pimentão vermelho, entre outros, estão no grupo dos ótimos alimentos de coloração avermelhada. Ganham destaque por sua quantidade de vitaminas as frutas acerola, morango, melancia, maçã, cereja e goiaba.
Alguns exemplos de alimentos amarelos são a banana, que também é rica em potássio, o milho, rico em fibras, o abacaxi, que tem ação diurética, o melão, a carambola, o pimentão amarelo e a laranja lima. Entre os alimentos laranjas, destacam-se a cenoura, abóbora, mamão e tangerina.
Significado da Cor Azul É também a mais fria das cores, porém, a mais atraente. É a cor do infinito, dos sonhos, e remete também à inteligência, emoções profundas e eternas.
10 dicas de cores que chamam atenção para vendas
O branco é a cor da paz e da bondade, mas seu senso de moral elevado pode causar sentimentos e barreiras negativas.
Não é à toa que se diz que alguém está “vermelho de vergonha ou “verde de raiva”. Cada cor está conectada sutilmente a uma teia de experiências e associações.