Prescrição Médica 20 UI de insulina NPH rotulado 100 UI/ml e seringa de insulina graduada 100 UI/ml. Devo aspirar na seringa de insulina até a demarcação de 20 UI. Nas seringas com capacidade para 30 UI e 50 UI, cada traço equivale a uma dose (1UI), enquanto na seringa de 100 UI, cada traço equivale a duas doses (2UI).
Devo aspirar 0,2 ml na seringa utilizada (3 ou 5 ml). Se não houver nenhum tipo de seringa de insulina na unidade e sendo necessário o uso de seringa hipodérmica (3ml-5ml) neste caso, o volume aspirado terá por base sempre 1ml da seringa não importando o tamanho da seringa.
As seringas para aplicação de insulina são graduadas em unidades, adequadas à concentração U-100, o que significa que em 1 ml, há 100 unidades (UI) de insulina, concentração disponível no mercado brasileiro.
Como escolher a caneta para insulina
Utilize a técnica de injeção indicada pelo seu médico ou enfermeiro. Injete a dose pressionando o botão injetor completamente até que o “0” (zero)se alinhe ao indicador. Certifique-se de apertar o botão injetor somente quando estiver efetuando a injeção. Girar o seletor de dose não injetará insulina.
90º
Esticar a pele com o polegar da mão não dominante, logo abaixo do local da punção, para manter a veia estável; AGULHA: Introduzir a agulha com a outra mão (bisel para cima), em um ângulo de 25 a 45º. Após o sangue fluir adequadamente na seringa, pedir ao paciente que abra a mão.
subcutanea. As seringas mais apropriadas para a injeção subcutânea são as de 1 mL e 2 mL. A agulha deve ser pequena (entre 13 mm e 20 mm de comprimento), fina (entre 4 dec/mm e 6 dec/mm de calibre) e com bisel curto.