(Oduetá) ou (odú Kíní) São obrigações muito importantes é considerada como fim do resguardo do Iyawo após sua iniciação. Somente esta obrigação dará ao iniciado à liberdade de viver materialmente sem restrições na sociedade e no seu convívio familiar e pessoal.
Oié (em iorubá: oyè) ou decá (em iorubá: deká) é um cargo ritualístico na cultura Jeje-Nagô. É outorgado por um sacerdote do candomblé, babalorixá ou ialorixá a um elegum, geralmente na obrigação ou depois do odu ejé.
Àjọ = significa reunião de pessoas, assembleia. (Ọjọ́ ìbí = dia do nascimento). Somente Àjọ̀dún é somente uma reunião que irá comemorar algo, deixando aberta as possibilidades!
Axé é um termo da língua Iorubá, portanto utilizado principalmente pelos fiéis das religiões afro-brasileiras e equivale a palavra “amém”, significa o “poder”, a “energia”, a “força de realização”.
Saudações na Umbanda e Candomblé
Mukuiu – é um pedido de bênçãos (para a nação Bantu) a resposta é Mukuiu NZambi (ou seja que Deus te abençoe); Neste mesmo sentido encontraremos entre os nagôs (língua yorubá) a palavra Motumbá, e a resposta é motumba Axé.
Axé, na língua iorubá, significa poder, energia ou força presentes em cada ser ou em cada coisa. Nas religiões afro-brasileiras, o termo representa a energia sagrada dos orixás. ... Dentro e fora do contexto religioso, axé é uma saudação utilizada para desejar votos de felicidade e boas energias.
Para os Jejê e també, Ketu (e Umbandas derivadas), o pedido de benção será Kolofé e a resposta Kolofé Olorum. Entre os grupos Nagôs (yorubás) a temos a saudação Motumbá, e a resposta é Motumba Axé, mas essa normalmente um significado mais específico.
Os Oríkí's também são usados para louvar os ancestrais, líderes sacerdotais e relatar ocorrências cotidianas e particularidades de cada família. Oríkì's usados para saudar os Orixás: Èsù (Exu): "Èsù gbe eni se ebo lore o" (Exu sustenta quem faz o sacrifício corretamente).