KPI, sigla para Key Performance Indicator (indicador chave de performance, em tradução livre para o português), é uma ferramenta de gestão para avaliar a performance de um processo. KPI de logística são os indicadores criados para acompanhar o desempenho dos processos logísticos da empresa.
O cálculo do OTD se dá por meio da fórmula: Entregas realizadas no prazo ÷ Total de entregas realizadas no período. Para obter o percentual, basta multiplicar o resultado por 100. Por exemplo: se sua empresa realizou 55 entregas em um dia e apenas 48 delas chegaram no prazo, o cálculo seria: 48÷55=0,.
O “pedido perfeito” é um cálculo da eficiência das etapas de um pedido. Ele é medido do seguinte modo: % Acuracidade no Registro do Pedido x % Acuracidade na Separação x % Entregas no Prazo x % Entregas sem Danos x % Pedidos Faturados Corretamente.
O nível de serviço, de maneira geral, é a eficiência dos serviços fornecidos, além do produto em si. Por exemplo, o nível de serviço em um call center é a avaliação do número de chamadas atendidas dentro do limite do nível de serviço dividido pelo número total de chamadas.
Serviços logísticos são os serviços prestados por determinadas empresas, que envolvem as diversas atividades Logísticas, que podem variar desde a produção, passando pelo transporte e armazenagem, até a chegada ao consumidor final, atendendo basicamente a cadeia Logística por completo.
Promova uma comunicação efetiva.
O Nível de Serviço Logístico (NSL) tem relação com o desempenho de uma ou mais variáveis do sistema logístico de uma empresa. Isto quer dizer que há uma expectativa de nível ou desempenho para um determinado serviço logístico.
Custos logísticos são todos os custos relacionados com a logística de uma empresa, entre os quais se podem destacar os custos de armazenagem, custos de existência (stock), custo de ruptura de stock, custos de processamento de encomendas e custos de transporte.
1. Saiba quais são os 7 principais custos logísticos
Custo de Aquisição – Valor que envolve os custos de cotação e do produto ou serviços em si e custos decorrentes da entrega. Custo de Armazenagem – Valor que envolve gastos com espaço para armazenagem e pessoal para movimentação do produto.
Os 10 principais custos logísticos de sua empresa
O local onde é feita a armazenagem também compõe o custo logístico. Assim, o custo com armazenagem envolve impostos, luz, conservação (ou aluguel caso o armazém seja alugado); para manusear os produtos são necessários equipamentos de movimentação e armazenagem, além de salários (e encargos) dos funcionários.
Resposta. Resposta: São os custos de planejar, programar e controlar todo o fluxo de materiais.
A análise de custo total é muitas vezes focalizada apenas no custo das existências e no custo de transporte. Estes custos podem ser definidos num formato suficientemente geral para abranger as relações entre as actividades e os custos de funcionamento dos componentes logísticos com elas relacionados.
Custos de armazenagem representam os custos da área física ocupada pelo armazém, despesas de manutenção, equipamentos (paletes e porta-paletes), administrativas, seguros e prejuízos diversos ocorridos na atividade de armazenagem (quebras, perdas, roubos).
Baseado nesta realidade, podemos afirmar que qualquer sistema logístico agrega valor ao produto, e neste caso é o valor de lugar. ... Este só é possível quando o transporte do produto à residência do consumidor for feito de forma eficiente, ou seja, o produto colocado no lugar certo.
No caso da logística existem diversos pontos (além da entrega do próprio produto) que ajudam o cliente a entender esse valor agregado, alguns deles são a transparência, acesso fácil a informações sobre o andamento, atendimento adequado, entre outros.