A ocupação da região Norte foi uma conseqüência do povoamento do litoral setentrional do País. Começou essa ocupação com a expulsão dos invasores que pretenderam instalar-se no Maranhão e, depois, na foz do rio Amazonas.
Resposta. A economia baseia-se na produção agrícola, com o cultivo predominantemente de palmito, extraído do babaçu, árvores das quais se extrai também as sementes para a produção de óleos utilizados em cosméticos e aparelhos.
A economia baseia-se na produção agrícola, com o cultivo predominantemente de palmito, extraído do babaçu, árvores das quais se extrai também as sementes para a produção de óleos utilizados em cosméticos e aparelhos. A agricultura é orientada principalmente para a produção de algodão, cultivo de cana-de-açúcar e arroz.
Para concluir, o ciclo do café foi marcado Por volta do século XIX a indústria cafeeira teve seu crescimento, com fazendas espalhadas pelo território brasileiro e o trabalho de imigrantes, sendo o principal produto de exportação do país durante esse período, inclusive abrindo portas que revolucionaram o mercado ...
A indústria é a segunda maior fonte geradora de renda na economia do Amazonas. Após o fim do ciclo da borracha, a extração do látex deu lugar à indústria, com a implantação da Zona Franca de Manaus, em 1967. A indústria petroquímica também está presente na economia do estado.
A economia do Amazonas tem como principal representante o setor primário. ... Diante disso, as principais atividades econômicas praticadas no Estado são: extração vegetal, mineral e animal, denominados respectivamente de extrativismo.
Extrativismo na Amazônia O interesse econômico pela Amazônia despertou-se no século XVIII mediante a procura das chamadas "Drogas do Sertão", plantas medicinais, óleos, resinas, cacau, peles, peixes e carnes secas.
Mineração: Atividade desenvolvida sobretudo a partir da década de 1970, pelo projeto Radam-Brasil, quando se descobriu a maior concentração de minérios na Amazônia. Outras atividades importantes no estado são: agricultura, pecuária, turismo e a indústria.
A principal causa do desmatamento da amazônia é a ocupação de áreas de reserva florestal por diversas empresas estrangeiras e nacionais que são atraídas para a região por incentivos do governo, que visa dinamizar a economia da região norte, e que, por falta de fiscalização adequada, acaba por desmatar ilegalmente ...
Floresta leva umidade para toda a América do Sul, influencia regime de chuvas na região, contribui para estabilizar o clima global e ainda tem a maior biodiversidade do planeta. A Floresta Amazônica produz imensas quantidades de água para o restante do país e da América do Sul.
Além disso, a Floresta Amazônica possui a maior biodiversidade do mundo e assegurar a sua preservação é fundamental para garantir a sustentabilidade natural. As diversas espécies encontradas na floresta também são importantes para a produção de medicamentos, cosméticos e controle biológico de pragas.