As principais consequências, respectivamente, da rotação e da translação da Terra são a sucessão dos dias e das noites e as estações do ano. Isso se deve ao fato de a rotação ser o movimento realizado pela Terra em torno de seu próprio eixo, enquanto a translação é o movimento em que a Terra gira em torno do sol.
A Terra realiza, ao todo, catorze movimentos, incluindo aqueles que ocorrem com o Sistema Solar, a Via Láctea e o universo, que está sempre em movimento e expansão. No entanto, para nós, um dos mais importantes movimentos é a rotação, que nada mais é do que o “giro” que a Terra executa em torno de si mesma.
Como o nosso calendário é solar e o movimento de rotação dura 23 horas, 56 minutos e 4,09 segundos, que arredondamos para 24 horas, então o nosso dia dura o equivalente a uma volta completa da Terra em torno de si mesma.
O movimento de rotação é de fundamental importância para a manutenção da vida no planeta Terra. Através dele há a alternância de exposição à radiação solar, pois se somente uma porção do planeta fosse voltado para o Sol, sua temperatura seria muito elevada, enquanto a outra porção apresentaria temperaturas baixas.
Resposta. Resposta: Movimento está relacionado ao ato de mover, fazendo com que um corpo deixe de ocupar um determinado local e passa a ocupar outro. O movimento corporal é uma prática necessária para o estabelecimento do ser humano.