Os dízimos da Bíblia, na lei de Moisés (do qual faz referência o texto de Malaquias 3:10), sempre foram alimentos da colheita, animais do gado e do rebanho, nunca foi dinheiro! (Lv Dt ; Porém, naquela época, e até antes, já existia dinheiro! (Dt Gn 17:23; ;
Um cristão dá porque ele quer e não porque uma lei diz que ele deveria dar. Portanto, um dízimo é uma doação livre, mas comprometida e regular, de uma quantia decidida em oração. É louvável se, de seu coração e por sua própria vontade, você decidiu dar 10%, 15%, 20% ou 50% de seus ganhos mensais à Igreja.
Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. ... No livro de Levítico, o Senhor afirmou três vezes que as ofertas do dízimo “(…)
O dízimo mantém uma comunidade que visa expressar sua fé, atender as necessidades dos mais pobres e os que necessitam de ajuda. ... Quem participa de uma comunidade sabe onde o dízimo é aplicado e compreende que o objetivo é o serviço à vida, ao evangelho e às necessidades do homem e da igreja.
Oferta – Prosperidade. Paga voluntária, podendo ser em dinheiro ou não, quelibera prosperidade na vida do cristão. ... De acordo com as escrituras, a oferta tem a função de uma semente, e dará seu fruto na estação própria. Quando o Senhor nos pede uma semente, Ele já tem uma colheita no coração para derramar sobre nós.
Porém, entendemos e aprendemos que como cristão, ser fiel no dizimo e nas ofertas não é uma opção. Ser fiel nesse princípio é fruto de fidelidade e gratidão a Deus. Fomos fiéis para com o Senhor e Ele tem nos dado as condições de também honrar nossas prestações mensais. Ele sempre é fiel, não a nós, mas a Sua Palavra.
41. Mateus 5:23-24. Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.
substantivo feminino [Jurídico] Limite de competência de um juiz ou tribunal que determina a resolução de um caso sem que haja interferência de órgãos externos. [Figurado] Área de atuação; alcance: afirmou coisas fora da sua alçada.