A grande circulação ou sistêmica, é o trajeto que o sangue percorre do coração para as células do corpo e vice-versa. Nesse percurso, o sangue arterial que chega dos pulmões segue em direção ao átrio ventrículo esquerdo, passando em seguida pela artéria aorta que leva o sangue para os tecidos do corpo.
Todo sangue, seja ele rico em oxigênio ou em gás carbônico, chega ao coração através das veias. Enquanto vai passando pelas diferentes partes do nosso corpo, o sangue deixa alimento e oxigênio e recolhe os resíduos (lixo) produzidos durante o metabolismo das células dos diferentes tecidos.
O sangue venoso (rico em CO2) entra no coração através da veia cava, tanto inferior, quanto superior e passa pelo átrio direito e ventrículo direito e em seguida vai para o pulmão pela artéria pulmonar para liberar esse CO2 e receber o O2, processo esse conhecido como hematose.
Tem mais depois da publicidade ;) Os vasos linfáticos vão se juntando e terminam em dois grandes ductos, o ducto torácico e o ducto linfático direito. O ducto torácico é o maior vaso linfático do nosso corpo e é o tronco comum a quase todos os vasos linfáticos.
O líquido intersticial é responsável por estabelecer a troca de nutrientes e afins entre as células e o meio externo. Em todos os animais, as células encontram-se banhadas por um líquido claro e transparente, designado por fluido intersticial ou linfa intersticial.
Apresenta glóbulos brancos, dos quais 99% são linfócitos. Basicamente, a linfa é um líquido pobre em proteínas e rico em lipídios. A linfa, assim como o sangue, contribui com o transporte e remoção de substâncias em diversas partes do corpo.