Documento
Peteca é um nome de origem Tupi e significa “tapear”, “golpear com as mãos”.
O objetivo principal do jogo é a marcação de pontos que, assim como no vôlei, consiste em fazer com que a peteca caia no chão do campo adversário. Preparar no pátio da escola ou quadra o espaço para o jogo de peteca.
Registros históricos indicam que a peteca era utilizada pelos nativos brasileiros como forma de recreação muito antes dos colonizadores portugueses chegarem. Paralelamente aos rituais e festas indígenas o jogo da peteca era praticado, tendo como centro as tribos localizadas no estado brasileiro de Minas Gerais.
Badminton
No começo do jogo, os jogadores ficam em um círculo – ou de frente um para o outro, se forem apenas dois. Um jogador sorteado inicia impulsionando a peteca para o alto, numa manobra semelhante ao saque usado no vôlei. Ele segura a peteca com uma das mãos e com a outra dá um tapa, de baixo para cima.
O jogo consiste em dois ou mais participantes, utilizando-se as mãos, onde a peteca é arremessada ao ar de um jogador para o outro, evitando que ela toque o chão numa certa área definida.
Inicialmente era um brinquedo confeccionado artesanalmente com penas de aves, palha de milho e pequenas pedras e fazia parte do folclore mineiro.
TIPOS DE REBATIDAS (TOQUES) Batida básica ou batida por cima com os pés no chão; Batida por baixo (quando a peteca vem muito baixa ou muito próxima da rede); Batida saltando (mais agressivo com maior poder ofensivo, porém, exige grande esforço físico).