Modernismo
Alfredo Foguebecca Volpi (1896-1988) foi um pintor ítalo-brasileiro considerado um dos mais destacados pintores da Segunda Geração da Arte Moderna Brasileira. Suas pinturas são caracterizadas por casarios e bandeirinhas coloridas. Alfredo Volpi nasceu em Lucca, Itália, no dia 14 de abril de 1896.
28 de abril de 1988
São Paulo, Brasil
92 anos (1896–1988)
O início da carreira Alfredo, em 1911, deu os primeiros passos como pintor de paredes atuando nas decorações interiores das grandes mansões de São Paulo pintando sobretudo painéis e murais. No início da carreira o artista também foi marceneiro, encadernador e entalhador.
Gostava muito de desenhar formas geométricas e se divertia transformando-as em fachada de casas, em cataventos, bandeirinhas e em cada pintura ele mudava as formas de lugar, trocava as cores e inventava outras formas.
Volpi é um nome predominantemente masculino, de origem Italiano que significa "Raposa, astuto".
Luca, Itália
Volpi freqüenta mostras no centro antigo de São Paulo, entre elas a polêmica exposição de pintura moderna Anita Malfatti, de 1917, que se tornaria um marco do modernismo no Brasil. Sua primeira exposição coletiva ocorre no Palácio das Indústrias de São Paulo, em 1925. Privilegia no período retratos e paisagens.
São Paulo
Alfredo Volpi (1896-1988), um dos maiores pintores da arte brasileira, acabou se tornando conhecido como ;o mestre das bandeirinhas;. Mas não é bem assim. Volpi não é apenas um pintor interessado no folclore e na cultura popular. As bandeirinhas entravam na obra de Volpi como signos abstratos.
O pintor Alfredo Volpi fez duas pequenas, mas brilhantes intervenções de integração da arte com a arquitetura modernista de Oscar Niemeyer, em Brasília: o afresco nas paredes da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, da 308 Sul (1958), e o painel da profecia de Dom Bosco no Palácio do Itamaraty (1966).
Em 1940, Alfredo Volpi ganhou o concurso promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a partir de trabalhos realizados com base nos monumentos das cidades de São Miguel e Embu ele ficou encantado com a arte colonial, voltando-se para temas populares e religiosos.
Resumo das principais características das obras de Volpi: - Explorou as formas e composição de cores com grande impacto visual. - Nos anos 50 enveredou para o campo do abstracionismo geométrico. Foi neste período que começou a retratar bandeirinhas de festas juninas.
No final da década de 1940 e ao longo da década de 1950, Volpi começou a representar as fachadas de edifícios e bandeiras tradicionais. As bandeirinhas eram bandeirinhas, associadas ao folclore brasileiro e populares em festivais brasileiros, e assim serviram para localizar culturalmente sua obra.
Entre as décadas de 40 e 70, Alfredo Volpi pintou temas religiosos, populares, fachadas, mastros e bandeirinhas, temas que lembram festas de São João e Juninas, típicas do interior do Brasil.
O que se vê nessa tela não é apenas mais uma paisagem litorânea, tema já presente na obra de Volpi desde a década de 1930, quando vai todos os fins de semana para Itanhaém, onde Judite, sua mulher, passa um longo período de convalescença. ...
Chama-se marinha a pintura que tem especificamente por tema a paisagem marítima ou assuntos marinhos. Enquanto pintura de gênero é compreendida como um subgênero da pintura de paisagem, acompanhando seu desenvolvimento histórico.
Alfredo Volpi
Luca, Itália
Luca, Itália
Estudou na Escola Profissional Masculina do Brás e trabalhou como marceneiro, entalhador e encadernador. Aos 16, ele pintou sua primeira aquarela. Aos 18 anos de idade, ele pintou sua primeira obra de arte, sobre a tampa de uma caixa de charutos, usando tinta a óleo.