Classificação regional. Quando classificado por região, a cabeça é dividida em duas partes principais: o crânio e a mandíbula. Essas duas estruturas não são ligadas quando não há tendões ou músculos unindo-as.
Sintomas de Enxaqueca
Conheça os 4 principais tipos de dor de cabeça
Reconheça os tipos de dor de cabeça
A principal causa da dor em cima da cabeça é a cefaleia tensional, mas existem outras causas, como a enxaqueca ou a privação de sono, por exemplo. Ainda que muitas dores de cabeça melhorem naturalmente com o tempo, é preciso ficar atento aos sinais e sintomas que elas causam.
O que é Dor de cabeça? Dor de cabeça é a dor em qualquer região da cabeça, podendo ocorrer em um ou em ambos os lados da cabeça; serem isoladas ou irradiarem de um ponto ou a outro; latejantes ou uma sensação de dor absurda.
A enxaqueca caracteriza-se por uma dor de cabeça intensa e pulsante, que pode ser acompanhada de náuseas, vômitos, tonturas e sensibilidade à luz solar. Este tipo de dor de cabeça pode ter uma intensidade moderada a severa e pode durar de alguns minutos a horas, podendo, em alguns casos, permanecer durante 72 horas.
“A hipertensão pode causar dor de cabeça, chamada de cefaleia. A dor descrita como dor na nuca, tecnicamente chamada de cefaleia occipital, também se enquadra como formas de apresentação da cefaleia. Existem várias causas de cefaleia. As duas mais comuns são a cefaleia tensional e enxaqueca.
Algumas dicas para ajudar a aliviar a dor de cabeça sem que seja necessário tomar remédios são:
“A ansiedade pode contribuir para o surgimento da hipertensão, porque a ansiedade, assim como o estresse, mantém o sistema nervoso autônomo ativo, elevando as descargas de adrenalina na circulação sanguínea”, afirma o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho.
A hipertensão, ou pressão alta, acontece quando a pressão arterial, após ser medida por diversas vezes, é igual ou superior a 14 por 9. Isso acontece porque os vasos por onde o sangue circula se contraem e fazem com que a pressão do sangue se eleve.