Resposta: A função dele é captar informações vindas dos cones e bastonetes da retina que visualizam objetos através da luz projetada neles, ou seja, trata-se de uma função sensitiva. É desta forma que o cérebro humano capta cores, formas e tamanhos e traduzem estas informações para que o indivíduo possa enxergar.
O nervo óptico é o segundo dos doze pares cranianos presentes no cérebro humano. De função sensitiva, este nervo capta as informações através dos cones e bastonetes presentes na retina que são estimulados pela luz projetada em objetos.
O nervo óptico conecta o cérebro ao olho. Para os biólogos, o quiasma óptico é considerado um ponto de virada na evolução. Acredita-se que as fibras nervosas ópticas cruzadas e não cruzadas que percorrem o quiasma óptico se desenvolvem de maneira a auxiliar na visão binocular e na coordenação olho-mão.
Os três elementos transparentes localizados dentro do olho são:
De frente para trás, vamos ver o globo ocular, pois ele tem os seguintes meios transparentes: humor aquoso, cristalino e humor vítreo.
Portanto, em nossos olhos a córnea funciona como a lente da câmera, permitindo a entrada de luz no olho e a formação da imagem na retina.
É a camada protetora do olho. Córnea: Parte transparente e esférica que fica localizada na parte da frente do olho. Pode ser comparada a um vidro de relógio de pulso. Coroide: Uma camada, entre a retina e a esclera, rica em vasos sanguíneos e de coloração escurecida por causa da presença de melanina.
A esclera é a camada mais superficial do globo ocular sendo composta essencialmente por fibras de colágeno que proporcionam proteção ao conteúdo intraocular, enquanto recebe os músculos extra-oculares, tornando-se sua inserção anterior.