Estas são enzimas responsáveis pela degradação dos nucleotídeos cíclicos na célula, o que leva ao aumento das concentrações intracelulares do monofosfato cíclico de 3'5'-adenosina (AMP cíclico) e do monofosfato cíclico de 3'5'-guanosina (GMP cíclico).
A maioria dos processos de transdução de sinal envolvem sequências ordenadas (chamadas tambem de cascatas) de reacções bioquímicas dentro da célula, que são levadas a cabo por enzimas activadas por mensageiros secundários, resultando numa via de transdução de sinal. ... Isto é referido como amplificação de sinal.
Esse fenômeno é chamado transdução sensorial. No olho, a luz visível (fóton) é transformado em impulso nervoso e na orelha, as ondas de pressão sonora são convertidos em sinais elétricos e assim por diante. A figura acima representa os órgãos dos sentidos especiais e somáticos gerais onde a transdução sensorial ocorre.
TRANSDUÇÃO SENSORIAL: transformação dos estímulos físicos ou químicos em potencial elétrico pelos receptores sensoriais. Sejam neuronais ou células sensoriais secundárias, todos altamente específicos. Os receptores sensoriais possuem localização estratégica no corpo.
Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e do seu próprio corpo. Os estímulos são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central. Por sua vez, o sistema nervoso central processa as informações, traduzindo-as em sensações e gerando respostas.
Em fisiologia, um estímulo é uma mudança detectável nos ambientes interno ou externo. ... Ainda que estímulos comumente façam o corpo responder, é o SNC que determina ao fim se um sinal causará ou não uma reação.
São eles: I) Estímulos luminosos: A luz que atinge a retina dos olhos. II) Estímulos mecânicos: Pressões exercidas sobre a pele. III) Estímulos químicos: Neurotransmissores produzidos e liberados pelos neurônios.
Conforme o local de onde captam estímulos, os receptores sensoriais podem ser classificados em três tipos básicos. Exteroceptores: Receptores que captam estímulos provenientes do ambiente, como luz, calor, sons e pressão. Proprioceptores: Receptores que captam estímulos provenientes do interior do corpo.