EQST

Como Descrever Leses Elementares?

Como descrever lesões elementares?

As lesões elementares são aquelas modificações da pele determinadas por processos inflamatórios, degenerativos, circulatórios, neoplásicos, por distúrbios do metabolismo ou por defeito de formação. Por serem externas, são de fácil acesso ao exame clínico, e empregam-se, na semiotécnica, a inspeção e palpação.

Quais os tipos de lesões de pele?

Morfologia básica:

  • Mácula: lesão plana, sem relevo. ...
  • Pápula: elevação sólida, circunscrita, de até 1 cm de diâmetro.
  • Placa: lesão palpável, elevada em “platô”. ...
  • Nódulo: lesão firme, endurada, circunscrita, podendo ser mais ou menos saliente. ...
  • Urtica: lesão em relevo, com edema, coloração vermelho-róseo.

Quais lesões primárias antecedem a erosão?

Induração: Endurecimento da pele, que se torna firme e grossa. Atrofia: a perda de camadas da epiderme resulta em uma pele fina, transparente e enrugada. Escoriação: lesões erosivas causadas pela coceira. Umbilicação: Depressão no centro de uma lesão elevada.

O que é lesão primária?

As lesões primárias são aquelas que ocorrem no momento do trauma. No paciente com ferimentos por projétil de arma de fogo ou arma branca que penetram o crânio, a lesão primária ocorre em virtude do trauma direto ao parênquima encefálico.

O que é lesão primária e secundária?

A lesão cerebral primária também já ocorreu quando um paciente é admitido na UTI, após um evento hipóxico-isquêmico. Este dano pode variar de mínimo a irreparável. A lesão cerebral secundária é uma conseqüência da resposta bioquímica e celular à agressão inicial.

O que é lesão dérmica?

A pele vermelha (eritema) pode ser devido a diferentes doenças inflamatórias ou infecciosas. Tumores cutâneos são frequentemente de cor rósea ou eritematosa. Lesões vasculares superficiais, como manchas em vinho do porto, têm aspecto avermelhado.

O que é o que é lesão?

substantivo feminino Ato ou efeito de lesar, de prejudicar; dano, prejuízo, ofensa. [Medicina] Perturbação causada ao tecido de um órgão; ferida, contusão, inflamação, tumor etc.: estado agravado por lesões internas.

Como descrever uma lesão estomatologia?

Basicamente as lesões são classificadas em três grandes grupos: (1) Lesões planas ou elevadas: alteração de cor ou formação solida; (2) Lesões com aumento de volume: coleção líquida; e (3) Lesões com perda de substâncias.

O que é lesão de continuidade?

Uma ferida é uma solução de continuidade da pele, quase sempre de origem traumática, que além da pele (ferida superficial) pode atingir o tecido celular subcutâneo e muscular (ferida profunda). Antes de tudo, o socorrista deve lavar as mãos e calçar luvas descartáveis.

O que ocorre se a pele tiver uma lesão?

Tem como característica principal a presença do exsudato (secreção da lesão), que pode durar de um a quatro dias, variando de acordo com a extensão e natureza da lesão. Nessa fase acontece a liberação de mediadores químicos e a ativação do sistema de coagulação sanguínea, podendo haver edema, vermelhidão e dor.

O que é uma lesão aberta?

Uma ferida aberta é uma lesão que envolve uma ruptura interna ou externa nos tecidos do corpo, geralmente envolvendo a pele. Quase todo mundo vai ter uma ferida aberta em algum momento de sua vida. A maioria das feridas abertas é simples e pode ser tratada em casa.

O que é uma lesão sólida?

FORMAÇÕES SÓLIDAS Resultam de processo inflamatório ou neoplásico, atingindo isolada ou conjuntamente a epiderme, derme ou hipoderme. Distinguem-se vários tipos: Pápula: lesão sólida, circunscrita elevada, menor que 1 cm, por processo patológico epidérmico, dérmico ou misto.

O que é uma lesão expansiva?

Lesão expansiva é aquela lesão que tende a se expandir e acaba muitas vezes comprimindo o parênquima adjacente.

O que é lesão ovalada?

As lesões agudas e subagudas se caracterizam por apresentar hipersinal nas sequências ponderadas em T2/FLAIR, apresentam morfologia ovalada com padrão de distribuição perivenular. As lesões periventriculares tem seu maior eixo perpendicular a superfície ventricular caracterizando os dedos de Dawson.

O que é uma lesão no osso?

Consiste numa fratura parcial do osso, quando ele não quebra totalmente, havendo somente uma rachadura. É importante destacar que, do ponto de vista médico, essa lesão não existe. As lesões ósseas são denominadas de acordo com o grau crescente de gravidade, como contusões, microfraturas e etc.

O que é Hipersinal em T2 e Flair?

São tumores que surgem das células da glia, podendo ser subdivididos em astrocitomas, oligodendrogliomas e ependimomas. Esses tumores geralmente são hipo/isointensos em sequências ponderadas em T1 e hiperintensos em sequências ponderadas em T2 e FLAIR, podendo ou não apresentar realce pelo meio de contraste.

O que é lesão lítica na coluna?

Radiograficamente, o TCG da coluna vertebral apresenta-se como uma lesão lítica, expansiva, sem mineralização ou margens escleróticas. Pode-se observar extensão para elementos posteriores, colapso do corpo vertebral e componente de partes moles.

Qual é o tratamento de câncer na coluna?

As opções de tratamento incluem cirurgia, radiação, quimioterapia ou uma combinação dos três métodos, dependendo das circunstâncias únicas associadas a cada tumor. Além disso, o controle da dor e a preservação da função neurológica são os principais focos do tratamento de tumores da coluna vertebral.

O que é lesão heterogênea?

TC. Na TC sem contraste é uma lesão muito heterogênea, habitualmente com áreas centrais de baixa densidade, que refletem necrose ou formação de cistos (95% dos casos). Calcificação é rara. Hemorragia em diferentes estágios é freqüente.

O que é uma formação heterogênea?

Significado de Heterogêneo adjetivo Cuja natureza é diferente; de composição diferente ou variada.

O que é impregnação heterogênea?

Na série pós-contraste com saturação de gordura ocorre impregnação heterogênea da lesão, com áreas que não sofreram realce.

O que é imagem nodular com Hipersinal em T1 e T2?

A RM é o método de imagem de escolha para o estudo da neurocisticercose medular e mostra cistos de conteúdo com sinal semelhante ao líquido cefalorraquiano, com hipossinal em T1 e hipersinal em T2 (Figura 2). O escólex é visto como um nódulo excêntrico próximo à parede do cisto e sua identificação é diagnóstica.

O que é Hipersinal em T1 e T2?

São pequenas áreas mais brancas em duas sequências da ressonância chamadas T1 e T2. O significado delas depende muito do local, se há mais alguma outra alteração e do quadro clínico do paciente. Algumas coisas que podem aparecer assim são sangue, calcificações e gordura.

O que é Hipossinal T1 e T2?

Tem habitualmente isossinal em T1, iso ou hipossinal em T2, caracteristicamente restringe à difusão, e tem realce intenso após a administração do agente de contraste. Em adultos, o espectro de intensidade de sinal é semelhante ao das crianças, frequentemente apresentando isossinal em imagens pesadas em T2(1).

Onde fica t1 e T2 na coluna?

Começando pelo segmento mais superior da coluna (“região do pescoço”), encontramos a coluna cervical (sete vértebras – C1 a C7); a coluna dorsal ou torácica com doze vértebras (T1 a T12); a coluna lombar com cinco vértebras (L1 a L5); por último, a lombossagrada no segmento mais inferior da coluna (região do sacro, ...