No geral, as diretrizes sugerem evitar a descontinuação abrupta. Várias referências sugerem que a descontinuação seja feita de forma gradual e num período de 2 a 4 semanas com reduções lineares até a dose terapêutica mínima ou metade da menor dose terapêutica antes da completa retirada.
O tratamento não deve ser descontinuado sem consultar o médico. O médico pode recomendar que a dosagem seja diminuída gradativamente até que pare de tomar por completo.
Para evitar-los o ideal é que isto seja feito de forma programada, após avaliação do Psiquiatra. Melhoras. Olá. É importante você conversar com seu psiquiatra para ver "desmame" da medicação, pois deve ser gradual, aos poucos, para que o organismo vá se acostumando com a nova dosagem.
O início dos sintomas 1 de abstinência é variável, durando poucas horas a uma semana ou mais. Nos casos menos graves, a sintomatologia da abstinência pode restringir-se a tremor, agitação, insônia, ansiedade, cefaléia 2 e dificuldade para concentrar-se.
Mostrar especialistas Como funciona? A duração da abstinência do clonazepam varia de pessoa pra pessoa. A abstinência aguda dura geralmente 1 ou 2 semanas. Pode ter abstinência residual que pode durar poucos meses, que podem ser manejados com outras medicações psiquiátricas mais “seguras”.