Como regra geral, o plano de contas é dividido em quatro grandes grupos: Ativo, Passivo, Receitas e Despesas. Os dois primeiros grupos correspondem às contas patrimoniais da empresa, e os dois últimos, às contas de resultado. Cada um desses quatro grandes grupos possui subdivisões.
O Plano de Contas apresentado pode, por exemplo, ser codificado da seguinte maneira: inicia-se com a unidade "1" para todas as contas do Ativo; com a unidade "2" para todas as contas do Passivo; com a unidade "3" para todas as contas do Patrimônio Líquido; com a unidade "4\'\' para todas as contas de Receita e Deduções ...
O Plano serve como base para que a contabilidade norteie seus trabalhos de registros dos fatos a atos referentes à organização, chamado de escrituração contábil. Um plano de contas deve ser completo, bem estruturado, condizente com as normas e preceitos contábeis aceitos.
Sugiro que o Plano de Contas contenha, no mínimo, 4 (quatro) níveis: Nível 1: Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Receitas, Custos e Despesas.
PLANO DE CONTAS. O ATIVO representa a parte positiva do patrimônio, a fonte de investimentos, as aplicações de recursos (BENS E DIREITOS). O PASSIVO representa a parte negativa do patrimônio, a fonte de financiamentos, as origens dos recursos (OBRIGAÇÕES).
Saiba mais sobre a importância do manual de Contas Contábeis! Acesse aqui! Podemos conceituar Plano de Contas como sendo o conjunto de rubricas contábeis criado pela empresa, visando atender às necessidades de registro dos fatos contábeis, de forma a atender não só exigências fiscais, mas também societárias.
Plano de Contas (ou Elenco de Contas) é o conjunto de contas, previamente estabelecido, que norteia os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos inerentes à entidade, além de servir de parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis.
Para montar o plano gerencial da empresa, primeiro, tenha conhecimento dos dados da mesma. Levante as receitas, despesas e custos, e um por um, para que se tenha uma visão geral do negócio. Com os dados levantados, chegou a hora de detalhar e categorizar as receitas, despesas e custos levantadas.
De uma forma geral, são classificáveis no Realizável a Longo Prazo contas da mesma natureza das do Ativo Circulante, que, todavia, tenham sua realização certa ou provável após o término do exercício seguinte, o que, normalmente, significa realização num prazo superior a um ano a partir do próprio balanço.
Ativo realizável a longo prazo é qualquer conjunto de bens e direitos que irão realizar-se em mais do que um ano contábil, ou seja, 360 dias contados do ultimo dia do exercício social da data de publicação do balanço a que faz parte.
São exemplos de direitos realizáveis após o término do exercício seguinte: Duplicatas a Receber (Longo Prazo), Estoques (Longo Prazo), Despesas Antecipadas (Longo Prazo), etc.
Os direitos não derivados de vendas, e adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas, diretores, acionistas ou participantes no lucro da empresa, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da empresa, serão classificados no Ativo Realizável a Longo Prazo.
O passivo exigível trata-se das obrigações com terceiros, como duplicatas a pagar, notas promissórias a pagar, fornecedores, impostos a recolher, contas a pagar, títulos a pagar, contribuições a recolher e outras, que terão seu vencimento após o encerramento do próximo exercício financeiro em relação ao fato corrente ...
Passa-se a considerar o balanço patrimonial da seguinte maneira: Ativo Permanente (AP) – formado pelos itens de longo prazo do ativo. Esse valor é igual à soma dos seguintes itens: realizável a longo prazo, investimento, imobilizado e diferido.
O que e Exigível a longo prazo dentro de um Balanço Patrimonial? olá, o exigível a longo prazo compõe as obrigações da empresa que tem prazo p/pagto. superior a 12 meses, a contar da data do levantamento do último balanço patrimonial; o exigível a longo prazo faz parte do grupo "passivo não circulante".
CURTO E LONGO PRAZO NA CONTABILIDADE Normalmente, curto prazo em contabilidade significa um período de até um ano, longo prazo, por sua vez, identifica um período superior a um ano.
O passivo exigível é a conta que abrange as dívidas com terceiros que deverão ser quitadas dentro de um determinado período. Ele é facilmente encontrado no balanço patrimonial da empresa, com valor atualizado até a data de fechamento do negócio.
Passivo não circulante
Para acharmos o valor do passivo circulante (obrigações pagas dentro de um ano, como por exemplo, contas de fornecedores, empréstimos, impostos, etc..), precisamos subtrair o passivo total do passivo não circulante.
São considerados exemplos de passivo circulante:
Basicamente, a diferença entre passivo circulante e não-circulante é o seu prazo de vencimento. ... Dessa forma, passivo circulante são as obrigações que devem ser pagas até 12 meses, enquanto o passivo não-circulante deve ser liquidado em um prazo superior a 12 meses.
Passivo circulante são as obrigações a serem pagas por uma empresa no período de um ano, como matérias-prima, contas a pagar, empréstimos com vencimento menor que 360 dias, impostos a serem recolhidos e provisões.
O passivo circulante financeiro são os valores monetários como duplicatas e empréstimos a curto prazo. ... A necessidade de capital de giro é calculada pela diferença entre o ativo circulante operacional e o passivo circulante operacional.
Quando se fala sobre passivo circulante, se refere às contas com uma realização a curto prazo, mais precisamente de, no máximo, 12 meses. Em contrapartida, os ativos circulantes correspondem aos recursos empresariais capazes de serem convertidos em finanças a curto prazo, também em 12 meses.
Diferenças entre ativo e passivo Enquanto os ativos são relacionados aos meios de rendimentos e que trazem benefícios, os passivos são saídas de dinheiro pelos gastos e despesas que a empresa teve de fazer. A diferença do valor total dos ativos e dos passivos de uma empresa é o patrimônio líquido.
Quando o valor do ativo circulante é menor que o do passivo circulante, significa que a empresa possui capital de giro liquido negativo. ... Assim, apenas as contas de salários em geral e de impostos e encargos a pagar podem ser ditos como de custo zero no financiamento do capital de giro.
O denominado "Ativo Circulante" constitui-se no grupo de contas contábil que registra as disponibilidades (caixa, bancos conta movimento e aplicações financeiras), os títulos negociáveis (como duplicatas a receber), os estoques e outros créditos de realização a curto prazo, como adiantamento a fornecedores e empregados ...
Quais elementos fazem parte do ativo circulante?
Ativo circulante operacional Exemplo: Os ativos circulantes operacionais são contas a receber que dizem respeito aos estoques e às duplicatas, principalmente. Os ativos não circulantes operacionais, por sua vez, dizem respeito aos equipamentos e maquinários utilizados dentro do sistema de produção da fábrica.
apresente a primeira conta classificada no Ativo Circulante? Salários a Pagar. Caixa e equivalentes de caixa. Capital Social.