7 dicas para escrever Artigos de Opinião
a) Jornal.
Qualquer texto bem escrito começa com uma boa introdução. No primeiro parágrafo, indique o tópico e o argumento de forma clara. O corpo do texto deve ter mais parágrafos para incluir o desenvolvimento de ideias. Use o corpo para incluir exemplos específicos, elaborar as ideias e explicar sua pesquisa.
O artigo de opinião deve ser feito no momento em que algum problema de ordem coletiva (pode ser sobre economia, religião, educação, tecnologia, trabalho etc.) ocorre e você deseja posicionar-se. Após essa motivação, é preciso analisar o problema de forma mais crítica, mesmo sem ser especialista.
O artigo de opinião é encontrado circulando no rádio, na TV, nos jornais, nas revistas, na internet, utilizando temas polêmicos que exigem uma posição por parte dos leitores, espectadores e ouvintes.
* É uma redação geralmente curta cujo tamanho quem determinará será o autor. Para fins didáticos, escolares, cerca de 15 a 30 linhas. * Normalmente feito em 1ª pessoa, mas também pode aparecer em 3ª pessoa. * O artigo de opinião é assinado.
Introdução(exposição): apresentação do tema que será discorrido durante o artigo; ... Conclusão (opinião): finalização do artigo com apresentação de ideias para solucionar os problemas sobre o tema proposto.
Qual é o assunto e a questão polêmica discutida no artigo de opinião, identificado por vocês? ... Para resguardar um de seus patrimônios mais populares, a praça Getúlio Vargas que gera polêmica sobre o seu uso, será necessário fazer adaptações para o deslocamento do comércio ambulante acomodado no local.
Pode-se afirmar que na introdução do artigo de opinião (A) apresenta argumentos do articulista.
Como fazer uma conclusão em 6 passos:
NÃO faz parte da estruturação de um artigo de opinião: a) Contextualização do tema abordado. b) Deixar claro a posição defendida do autor. c) Utilizar argumentos de autoridade.
Um artigo de opinião deve ter a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo, ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão, os quais devem contemplar: introdução - contextualização e sua posição diante do tema; desenvolvimento - argumentação e contra-argumentação; conclusão - resumo das ideias.