crossorigin="anonymous">
Como visto na primeira equação, a potência perdida através da transmissão é proporcional ao quadrado da corrente através do fio. ... É por isso que a corrente alternada é preferível à corrente contínua para transmissão de eletricidade, pois é muito mais barato mudar a tensão de uma corrente alternada.
Dentro do transformador, a voltagem da energia transmitida é aumentada, permitindo que ela viaje longe, desde uma usina até a sua casa. As reais vantagens que eu poderia citar para você é como já disse a Econômica e preservação do meio ambiente já que usando esse tipo de corrente você evita desperdícios.
Para se ter uma aproximação de uma saída em corrente contínua, basta aumentar a quantidade de espiras em rotação dentro do campo e também o número de polos do estator. Obs.: Não é a resultante da soma das senóides mas sim a tensão captada pelas escovas que fornece a tensão resultante (média) e contínua.
Quando comparada à corrente contínua de mesma intensidade, ela pode ser de 3 a 5 vezes mais perigosa. Isso acontece porque a corrente alternada (CA) de baixa freqüência resulta na contração muscular prolongada, que pode grudar a mão na fonte energizada, prolongando a exposição.
A diferença básica entre as correntes elétricas contínua e alternada é que, enquanto na corrente contínua (CC) os elétrons movem-se em um único sentido, a corrente alternada (CA) possui elétrons que variam sua direção constantemente. ... O sentido da corrente.
3- Por que a corrente contínua não dava certo para abastecer as casas? a- Quase nada de sua potência elétrica era perdida em cabos de transmissão; ... c- Grande parte de sua potência elétrica era ganha em cabos de transmissão; d- A corrente contínua dava certo sim.
– Porque para que haja alguma corrente que implique risco para o nosso corpo é necessário uma diferença de potencial (voltagem ou tensão) muito maior – cerca de 50 volts pelo menos se estivermos com a pele seca e intacta. ... – Porque não há diferença de potencial sobre o seu corpo.
A CC tende a causar uma contração convulsiva, forçando a vítima a se afastar do ponto energizado, já a CA de baixa frequência produz contração muscular prolongada (tetania), que pode “congelar” a mão na fonte da corrente, prolongando a exposição.
Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.
“O que mata pessoas é a corrente elétrica em ampères e não a voltagem em volts. Se a pessoa estiver, por exemplo, molhada, um choque provocado pela rede de 127 volts (baixa tensão usadas em nossas residências) pode matá-la devido à corrente elétrica, que será alta”, explica Ronaldo.
Amperagem é o termo leigo quando se quer referir à corrente, enquanto o termo voltagem se refere a tensão.