Porém, o senso comum no meio ocultista e das religiões afro-brasileiras como a Kimbanda tem o costume de dizer que trabalhos feitos para destruir a vida de alguém, para levar alguém a erro e assim por diante é “magia negra”. Então, nesse sentido, sim, a Quimbanda é Magia Negra!
O candomblé como conhecemos hoje no Brasil não existe em outros países, pois devido a união de diversos escravos de diferentes regiões numa mesma senzala criou-se miscigenação de fundamentos dando origem ao nosso Candomblé. ... O culto aos orixás teve origem na África e foi trazida para o Brasil pelos negros iorubas.
Etimologia. O termo "candomblé" é uma junção do termo quimbundo “candombe” (dança com atabaques) com o termo iorubá “ilé” ou “ilê” (casa): significa, portanto, "casa da dança com atabaques".
Candomblé e umbanda - Religiões com influência africana e sincretismo religioso. Quem trouxe o candomblé para o Brasil foram os negros que vieram como escravos da África. ... Porém, a religião oficial no Brasil era o catolicismo, trazido pelos brancos, de origem portuguesa.
A primeira casa de Candomblé Bantu também foi em Salvador chamada de Raiz do Tumbensi ou Tumbensi é uma casa de Angola considerada como a mais antiga da Bahia, fundada por Roberto Barros Reis, (Tata Quimbanda Quinunga sua dijína) por volta de 1850, era um escravo angolano, após seu falecimento passou a ser comandada ...
Confira, a seguir, “os doze do candomblé”:
Existem mais de cem orixás, mas os principais são: Oxalá: simboliza as energias produtivas da natureza. ... É identificado com Santo Antônio, São Jorge, São Roque, São Paulo e São João, conforme a região. Oxóssi: orixá da caça e das matas.
Xangô é um orixá que tem o controle sobre os raios e trovões e que também expele fogo pela boca. Ele aparece com um machado de duas faces em virtude de sua inclinação guerreira. Conhecido como o rei de Oyó, Xangô é um poderoso orixá que tem o controle sobre os raios e trovões, e que também expele fogo pela boca.
No sincretismo religioso, os santos católicos Santo Antônio, São Pedro e São João, muito lembrados neste mês de festas juninas, são, respectivamente, Ogum, Xangô e Oxossi, no candomblé. ... O dia de Santo Antônio é comemorado em 13 de junho e abre os festejos juninos.
Dia de Cosme e Damião
São Jorge e Ogum: sincretismo brasileiro São Jorge é um dos santos com maior devoção no Brasil. Isso é notório com a presença dele em letras de música, sambas-enredo e em outros elementos culturais. Religiões de matriz africana, como candomblé e umbanda, também veneram São Jorge - ali ele tem outro nome: Ogum.