O teste de Thomas foi desenvolvido para descobrir se um indivíduo possui grau encurtamento muscular na região do quadril e cochas. Para realizar o teste é necessário deitar-se na posição decúbito dorsal (barriga para cima) e “abraçar” um dos joelhos, tentando manter a outra perna completamente esticada no chão.
O teste de corrida mede sua velocidade e rapidez de movimento de uma certa distância pré-definida ,geralmente de 20 ou 40 metros.
O método utilizado para avaliar a ADM chama-se goniometria e é aplicado pelo uso de um goniômetro, uma espécie de régua plástica com dois braços unidos centralmente por um eixo que permite a movimentação dos mesmos.
Amplitude articular: 140°- 0°.
A amplitude de movimento compreende o grau de amplitude atingido por uma articulação sinovial. Ou seja, ela é o movimento completo e normal que uma articulação tem a capacidade de realizar. O termo amplitude de movimento, também conhecido pela sigla ADM, é bastante utilizada no âmbito da fisioterapia.
Leitura do goniômetro Os graus inteiros são lidos na graduação do disco, com o traço zero do nônio. Na esca- la fixa, a leitura pode ser feita tanto no sentido horário quanto no sentido anti-horário. A leitura dos minutos, por sua vez, é realizada a partir do zero nônio, seguindo a mesma direção da leitura dos graus.
Para medir os ângulos, precisamos de um transferidor, um instrumento em círculo (360º) ou semicírculo (180º) que é dividido em graus, e seguir os seguintes passos: Colocar o centro da base do transferidor sobre o vértice do ângulo. Colocar o ponto que indica 0º do transferidor em um dos lados do ângulo.
Para descobrir o ângulo de uma parede que não está no ângulo reto precisamos utilizar as relações trigonométricas. Observe o esquema abaixo. Nele temos que AC representa a parede, BC representa o chão e AB representa a distância da parede ao chão. O ângulo x é o ângulo formado entre a parede e o chão.
Medir inclinação, curvatura ou inchaço na parede de fundação: é simples: deixe uma linha de prumo perto da área mais inchada (geralmente no centro) da parede, talvez prendendo-a a um prego no chão acima da cabeça, a cerca de 4'' da parede. Meça da linha até a parede em várias alturas.
Meça o ângulo em uma extremidade do final da parede e transfira-o para o papel no final apropriado da linha da etapa 1. Escreva o ângulo que você mediu ao lado da linha. Meça o comprimento da próxima parede, reduza-a e desenhe-a no ângulo medido a partir do final da primeira linha.
Se o arco da parede tiver 180° ou mais, meça a distância da parede em seu ponto mais largo. Divida essa distância por 2, para calcular o raio.
Para calcular o metro quadrado de uma parede você deve multiplicar a altura por sua largura. Exemplo: Suponhamos que nossa parede tem as mesmas medidas do quarto acima, então temos 3 metros de altura por 4 metros de largura, multiplicando: 4 x 3 = 12m²; Assim como o quarto, encontramos 12 m².
Seja C o comprimento da circunferência, temos a seguinte fórmula:
A área de um círculo é pi vezes o raio elevado ao quadrado (A = π r²). Aprenda a usar esta fórmula para calcular a área de um círculo, quando souber a medida do diâmetro.
Para calcularmos a área da superfície da esfera utilizamos a seguinte fórmula: ASE = 4 . π . r²
Considere pi igual a três. Resposta: A área da esfera é de 47.
Resposta: A área da esfera é de 47.
Portanto o volume da esfera é 972π cm³ que é aproximadamente 3053,628 cm².