Áreas periféricas são espaços localizados nas bordas de um centro urbano ou área metropolitana legalmente constituído, ou seja, estão dentro dos limites definidos como áreas urbanas e estão sujeitos a um plano diretor, plano regulatório ou ordem urbana.
A próstata é uma glândula do sistema genital masculino, localizada na frente do reto e embaixo da bexiga urinária. O tamanho da próstata varia com a idade. Em homens mais jovens, tem aproximadamente o tamanho de uma noz, mas pode ser muito maior em homens mais velhos.
A hiperplasia prostática benigna (HPB), também conhecida como aumento prostático benigno, é um problema urinário comum que afeta os homens, especialmente aqueles com mais de 50 anos. Ela dificulta o ato de urinar, piorando a qualidade de vida de milhões de homens no mundo todo.
Os nódulos benignos podem se apresentar em forma de nódulos coloides (ou hiperplásicos), cistos ou adenomas. Já um nódulo é considerado maligno quando suas células tem a capacidade de invadir outras estruturas como os vasos sanguíneos, linfáticos e outros tecidos fora dos limites da glândula.
Os primeiros estão presentes na glândula e resultam do acúmulo de líquido prostático, consequência de uma obstrução dos ductos glandulares, geralmente associada à Hiperplasia Prostática Benigna (HPB); o segundo não possui comunicação com a próstata e sua causa ainda não foi esclarecida.
Sintomatologia de uma Próstata inflamada De forma geral, a prostatite manifesta-se da seguinte forma: Ardor ou dor miccional; Dificuldade em urinar (retenção urinária);
A prostatite aguda bacteriana será tratada com antibiótico. O tempo de medicação é no mínimo de duas semanas, com a possibilidade para 4 ou 12 semanas. É muito importante o paciente continuar a tomar os antibióticos receitados pelo médico, mesmo que os sintomas tiverem desaparecido.
A principal causa de prostatite é a infecção por bactérias, principalmente Escherichia coli, Klebsiella spp. e Proteus spp., e, por isso, o tratamento recomendado pelo urologista corresponde ao uso de antibióticos, para combater a infecção, além de analgésicos e anti-inflamtórios para aliviar os sintomas.
Prostatite aguda. A prostatite aguda é um quadro inflamatório normalmente causado por infecção bacteriana da próstata. As bactérias mais comuns são as mesmas que costumam causar infecção urinária, tais como E. coli, Klebsiella e Proteus.
Prostatite - sintomas
As prostatites bacterianas crônica e aguda são sempre causadas por uma infecção bacteriana na próstata e está relacionada a infecções do trato urinário (infecções urinárias). A prostatite bacteriana aguda é uma doença febril com início repentino e que apresenta sintomas gerais e do sistema urinário bastante marcantes.
Remédios para relaxar os músculos da próstata, como alfa-bloqueadores onde se incluem tansulosina e doxazosina; Remédios para reduzir a ação dos hormônios na próstata, fazendo-a reduzir de volume, como finasterida e dutasterida; Antibióticos para diminuir a inflamação da próstata, caso exista, como ciprofloxacino.