Estudiosos da Revolução Industrial afirmam que o pioneirismo inglês na industrialização ocorreu por uma série de motivos: Primeiro, a acumulação de capital; segundo, os Cercamentos; terceiro, a utilização das energias naturais e, por último, o quarto motivo, os novos inventos, ou seja, as inovações técnicas.
-Pioneirismo é quando o país saí á frente em alguma coisa ou seja, quando o país se sobressaí e a Inglaterra se sobressaiu bem em muitos fatos históricos e um deles foi no processo de Revolução Industrial do século XVIII. Este fato pode ser explicado por diversos fatores.
Um dos principais fatores da revolução Industrial é o grande avanço comercial da Inglaterra antes do início da Revolução. Durante o século XVIII o comércio inglês se expandiu em escala mundial, gerando capital, mercado consumidor para os produtos industriais e mercado fornecedor de matérias-primas.
Principais causas da Revolução Industrial
Século XIX no Brasil
Entre o início e a metade do século 19, nossa sociedade ainda era caracterizada de um lado pelo elite dominante:larifundarios, escravocrata e grandes comerciantes...do outro, pela massa de pobres camponeses e escravos... quase não havia classe média.
Durante o século XVIII, as atividades econômicas tornaram-se mais diversificadas. ... Destaca-se a ocupação do interior do território, principalmente com a mineração e a presença da pecuária no sul do país, neste caso para a produção de carne, abastecendo a região sudeste.
Vamos analisar as principais atividades econômicas do Brasil cada uma separadamente: Século XVI: Nessa época nós podemos citar como principal meio de negocia a fabricação da cana-de-açúcar nos engenhos. O que trouxe muito dinheiro para a Coroa Portuguesa e fez com que possíveis invasores se afastassem.
Durante o século XIX o Brasil viu o fim da colonização, pouco mais de seis décadas de monarquia, a abolição da escravidão, início da industrialização e Proclamação da República.
São as características que não mudaram de um período para o outro. Ex. No novo governo quem manda é um Rei, porém ainda tem pessoas que continuam exercendo leis feudais.
As mudanças na História são os momentos em que a ordem social estabelecida muda, como as Revoluções e os tempos de crise, e as Permanências são os longos períodos em que a estrutura social se mantém a mesma.
De acordo com Pinheiro, as principais mudanças do Brasil pós-proclamação da República foram a separação formal entre a Igreja e o Estado, a secularização dos cemitérios, que passaram a ser administrados pelos municípios, a instituição do ensino laico (desvinculado da educação religiosa) e do casamento civil.
São exemplos de mudanças históricas no Brasil a Revolução Industrial, o fim da colonização, o Barroco a abolição da escravatura e a Proclamação da República. Já as permanências são instituições sociais que existem hoje e que tem a sua origem no passado.
Uma ruptura histórica é um momento decisivo pelo qual uma parte da história passa. ... Por exemplo, a Abolição da escravatura foi uma ruptura histórica, isso porque os negros deixaram de ser escravos mudando totalmente o contexto em que o país vivia.