Pois é classificado como uma conjunção coordenativa, que pode ter valor explicativo ou conclusivo. Como tal, esta conjunção deverá ser utilizada no início da oração coordenada, porque desempenha precisamente a função de conector, isto é, a de ligar duas orações.
Vale ressaltar que a vírgula só vem antes do porque (escrito junto e sem acento) que é sinônimo de pois. ex: O Instituto Inspirare criou o site Porvir, porque quer disseminar inovações na educação. VEJA: O Instituto Inspirare criou o site Porvir, pois quer disseminar inovações na educação.
A vírgula é obrigatória quando a conjunção "mas" marca uma oração coordenada adversativa, que indica essa relação de oposição entre as unidades ligadas. A regra também vale para outras conjunções, como "porém" , "todavia" e "entretanto". Exemplos: Faz frio, mas não nevou.
3) Em ambas as orações, pois é uma conjunção, porque une duas orações: no primeiro caso, por ter o significado de porque, é uma conjunção coordenativa explicativa; no segundo caso, tendo como sinônimas logo, portanto, por conseguinte, é uma conjunção coordenativa conclusiva.
Esse POIS é equivalente a PORQUE. Na ligação de ORAÇÕES COORDENADAS, se o POIS vier depois do verbo da oração coordenada sindética, ele será CONCLUSIVO e a oração, por sua vez, será uma oração coordenada sindética conclusiva. Esse POIS é equivalente a ENTÃO ou a PORTANTO.
A conjunção pois é habitualmente acompanhada de vírgulas quando se localiza no meio ou no fim da oração. Quando pois tem um sentido explicativo, sinônimo de porque, a vírgula deverá ser usada antes da conjunção. Eu tive nota dez na prova, pois estudei mesmo muito.
Significado de Pois conjunção Porque, visto que, já que: pois, as razões levaram ao divórcio. ... conjunção (Explicativa) Porque, visto que, já que: leve um guarda-chuva, pois o tempo está fechado. (Conclusiva) Então, portanto, nesse caso: depois de suas considerações acerca do tema, concluímos, pois, que a vida é efêmera.
Sinônimo de pois
1. Significa de de repente, subitamente, eis senão quando. Pois bem, deu no que deu. Eu avisei para não cutucarem a onça com a vara curta.
Significado de Com efeito locução adverbial De maneira efetiva; na verdade, na realidade; de fato; efetivamente, verdadeiramente, realmente: a paz mundial é difícil, com efeito, mas é possível.
1. Nesse ou naquele tempo ou ocasião. 2. Em tal caso.
1. Pois sim. Exclamação meio irônica, negativa de algo ou alguma coisa. E vc quer que eu doe quase metade de meu salário para a obra?
1. Acto ou efeito de resignar. 2. Submissão à vontade de Deus.
Resignação é o mesmo que aceitação, uma condição de estar submisso ao desejo e vontade de outra pessoa ou da ação do destino. ... No âmbito jurídico, a resignação é entendida como a desistência voluntária a um cargo.
substantivo feminino Ação ou efeito de se resignar, de se submeter ao desejo de uma outra pessoa, sujeição: o operário não se resignou às ordens do patrão. Ação de se demitir voluntariamente de um trabalho, cargo, emprego.
A resignação, ou ainda aceitação, na espiritualidade, na conscientização e na psicologia humana, geralmente se refere a experienciar uma situação sem a intenção de mudá-la. ... (A psicoterapia também poderia envolver a diminuição da resignação de uma pessoa em relação a várias situações.)
A resignação impede superar o processo de luto Aceitar o falecimento supõe deixar de sofrer, não sentir revolta e dar rumo a sua vida de novo, que continua e que tem muito mais a lhe oferecer. Neste caso, a aceitação é a etapa final de um luto saudável.
Como reagir? Fortalecendo-se na prece e exemplificando as lições evangélicas, com o fito de superar a provação que lhe foi imposta pela lei cármica. Em outro ponto do Evangelho, Jesus ensina que a resignação não deve ser passiva.
substantivo masculino Passividade; comportamento ou tendência de se conformar, de aceitar, sem se opor, uma situação indesejada. [Pejorativo] Modo de agir da pessoa que aceita, sem discutir, normas ou valores preestabelecidos.
1 Que ou aquele que aceita uma situação desfavorável ou incômoda sem questionar. 2 pej Que ou aquele que acata de maneira passiva o comportamento, os costumes e as ideias do grupo social.
substantivo masculino e feminino Pessoa que aceita resignadamente tudo o que lhe acontece; quem aceita pacificamente as ideias, tradições, costumes e usos, sem questioná-los; quem se conforma: os conformistas atrasam o mundo!