Consta que durante os dias de sacrifício anual ao Senhor, Ana se pôs a orar e chorar no templo e sentindo-se humilhada por não conseguir gerar filhos fez um voto com Deus, prometendo que seu filho seria criado diante do Senhor servindo no templo.
Deus atendeu o pedido de Ana e, assim que ela e seu marido retornaram para a residência da família nas montanhas de Efraim, Ana engravidou e teve um filho (Samuel). Depois que Samuel desmamou, Ana, com o consentimento de Elcana, apresentou Samuel no templo e na ocasião compôs um belo cântico no estilo dos Salmos.
Ela pediu um filho a Deus pois ela não era fértil, então Depois de tempos, o filho nasceu e deu o nome de Samuel !
"Penina vivia afrontando Ana mas o que Deus tem para Ana, Penina nunca vai viver!!" ′′ Penina lived facing Ana, but what God has for Ana, Penina will never live!!"
O nome Samuel significa “Do Senhor o pedi”. ... Ele foi o último dos juízes e o primeiro dos profetas na história de Israel e sua história está contada na bíblia. Ele era filho de Ana e Elcana e viveu por volta de 1095 AC.
Costa (ou da Costa) é um sobrenome toponímico lusitano, com origens muito antigas, pois já era comum no século 12, durante o tempo de dom Afonso Henriques (ca. 1111-1185), o Conquistador, primeiro reis português. Acredita-se que a origem seria o solar da Quinta da Costa, na comarca de Guimarães.