A multiplicação de fração algébrica segue o mesmo padrão da multiplicação de frações: multiplique numerador por numerador e denominador por denominador. De forma prática, multiplique primeiramente os coeficientes, coloque o resultado numérico e parta para a multiplicação das incógnitas.
A multiplicação de frações é realizada multiplicando o numerador da primeira fração com o numerador da segunda fração e em seguida multiplicando o denominador da primeira com o denominador da segunda. A operação continua sucessivamente em casos em que a multiplicação envolvem mais de duas frações.
A operação de multiplicação é muito simples, a regra diz:
Na multiplicação de frações basta multiplicar um numerador pelo outro e, de seguida, um denominador pelo outro. A multiplicação é feita dessa forma independentemente do número de frações.
Para fazer a divisão entre frações, basta manter a primeira fração e multiplicá-la pelo inverso da segunda. Exemplo: a) Vamos dividir a fração 2/3 pela fração 5/6: b) Determine o quociente entre os números um centésimo e um milésimo.
Para multiplicar potências com bases diferentes, mas expoentes iguais, podemos juntar as bases e elevar uma vez só o expoente. De forma análoga, para a operação de divisão entre duas potências de bases diferentes, mas expoentes iguais, a operação pode ser escrita como a divisão das bases, elevada ao mesmo expoente.
A leitura é sempre feita começando pelo número que está na base elevado ao número que está no expoente, como nos exemplos a seguir: Exemplos: a) 4³ → Quatro elevado a três, ou quatro elevado à terceira potência, ou quatro elevado ao cubo. b) 34 → Três elevado a quatro, ou três elevado à quarta potência.
As potências são formadas por uma base (um número qualquer) e um expoente. Esse expoente indica em quantas vezes o número da base está sendo multiplicado por ele mesmo.
Denominamos: Base: o número que se repete. Expoente: o número de fatores iguais. Potência: o resultado da operação.
Como escrever potencia por extenso
4 resposta(s) - Contém resposta de Especialista Portanto, 2 elevado a quinta potência vale .
Explicação passo-a-passo: O dobro de 2 é 4. Se elevarmos 4 a 7 potencia teremos 16 384.
Uma potência de dois é qualquer número obtido ao elevar o número dois a uma potência inteira não negativa ou, equivalentemente, é o resultado de multiplicar 2 por si mesmo um número inteiro (e não negativo) de vezes. Note-se que o número 1 é uma potência de dois (a potência zero).
Para resolver potências com expoentes grandes, devemos aplicar a propriedade do expoente e escrever o número como uma multiplicação de mesma base. Esta questão está relacionada com exponenciação. Esta é uma operação matemática onde uma base é elevada a um expoente.
Ao número que se multiplica por si mesmo dá-se o nome de base da potência e ao número que nos indica o número de vezes que a base se multiplica por si mesma chamamos expoente. ... No exemplo indicado, 3 é a base e 5 o expoente.